Bom pra cachorro: Cãominhada reúne centenas de animais na Barra

Para participar da passeata, cada pessoa teve que doar um quilo de ração ou uma lata de leite em pó de 400g

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 22 de outubro de 2017 às 16:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva
.

A identidade do Superman é revelada sem qualquer cerimônia: Lucky. A Mulher Maravilha é a espevitada Sussy Lima. Já o Batman, não é sisudo como o personagem das telas do cinema e dos quadrinhos: ele, inclusive, se chama Happy (feliz, em inglês). A Liga da Justiça de quatro patas também participou da 13ª edição da Cãominhada, que levou os donos e amantes dos animais para uma passeata canina na manhã deste no domingo (22), na Praça da Avenida Centenário, na Barra. Centenas de pessoas compareceram a 13ª edição da Cãominhada (Fotos de Marina Silva) O evento começou por volta das 10h. “A ideia é trazer a importância da atividade física para as pessoas e para os cães, além do engajamento da adoção responsável e também a importância dos animais na sociedade, a exemplo dos cães-guia”, declarou a médica veterinária Gabriela Azevedo, uma das responsáveis pela realização do evento.

Bem à vontade, Lucky, de seis anos, era a atração da criançada. “Ele é super em tudo. Super carioso, por isso que adora crianças, obediente, inteligente. Só tenho elogios. Um amor”, disse a dona do yorkshire, a enfermeira Lilian Barbosa, 35. Essa foi a quinta cãominhada dele. “E ele adora. Isso é importante para socialização dos animais”, garantiu Lilian. Cheios de adereços, cães fantasiados chamaram atenção de quem passou pelo evento Quem também chamava atenção enquanto passava foi a basset Sussy Lima, de cinco anos. “Ela é maravilhosa, mas bagunceira também”, contou a a dona e enfermeira Daniele Cruz, 35. Essa foi a quinta edição que Sussy Lima participou. No ano que vem, a fantasia de Mulher Maravilha vai ficar lá no cantinho do guarda-roupa. “Como ela gosta de jogar bola, ano que vem virá de zagueira, e de azul, vermelho e branco, claro”, declarou Daniela, torcedora do Bahia.

Inquieto, Happy, o bulldog francês de seis anos, tentava a todo custo fazer novas amizades com outros cães. “Ele está agitado assim porque não está acostumado a ambientes com tantos outros animais assim”, disse a comerciante Ana Tereza Figueiredo, 51. Foi a primeira cãominhada de Happy. “Ele gostou. Ano que vem estaremos aqui novamente”, declarou.   O evento não possui fins lucrativos e foi promovido pela Clínica Planeta Animal, em parceria com a Agromix Além do passeio com os pets, teve uma missa campal para São Francisco de Assis, protetor dos animais, um dog show com um adestrador de animais, apresentação da Companhia de Operações com Cães da Polícia Militar, da Escola de Música Osmar Macêdo, feira de adoção, stands destinados para pesagem de bichinhos e humanos, com aferição da pressão e o tão esperado desfile de fantasias.Um grupo de donos de chihuahuas também participou do evento. “É sempre bom vir. É o momento deles, tudo feito só para eles”, disse Isabela Aguiar, proprietária de um canil.

A yorkshire Pucca chegou vestida de sereia. Ela já levou quatro vezes o prêmio de melhor fantasia. “E ama tudo isso. Dá pra ver a alegria no olhar dela. Hoje, minha vida é voltada toda para Pucca. Tenho uma grife de roupas para cães que leva o nome dela e um hotel para cães de pequeno porte”, disse a advogada Larissa Fernandes, 30, que abandonou a profissão para dedicar todo o seu tempo para Pucca. “Ela é estourada. Tem mais 17 mil seguidores nas redes sociais”, declarou, orgulhosa, a dona.

Para participar da 13ª Cãominhada, cada pessoa teve que doar um quilo de ração para cães ou gatos ou uma lata de leite em pó de 400g. O evento não possui fins lucrativos e foi promovido pela Clínica Planeta Animal, em parceria com a Agromix, rede de varejo de segmento pet em Salvador e Região Metropolitana.  

Confira mais cliques [[galeria]]