Bope descarta presença de bomba em mochila abandonada na Estação de Brotas

Ação de homem que deixou mochila foi considerada suspeita e estação foi evacuada

Publicado em 25 de julho de 2017 às 19:11

- Atualizado há um ano

O Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, descartou que uma mochila abandonada na Estação de Brotas do metrô contivesse uma bomba. A unidade especializada foi acionada na tarde desta terça-feira (25) para verificar a situação. A atitude do homem que deixou a mochila na lixeira do mezanino foi considerada "suspeita", chamando atenção. Mochila tinha papéis e embalagens vazias(Foto: Alberto Malraux/ SSP/ Divulgação)Segundo o capitão Victor de Menezes, que comandou a ação, todos os protocolos internacionais de identificação do material foram seguidos e o local foi evacuado. "Após analisarmos o material, com o auxílio de aparelhos de detecção de imagens internas (raio x), a mochila foi retirada  e aberta com o auxílio de um braço robótico", explica o capitão. Dentro estavam papéis e um dispositivo metálico.

Nas imagens, o homem aparece com duas mochilas andando pela estação. Ele jogou uma no lixo e saiu do local com a outra.

A estação de Brotas ficou sem funcionar por cerca de 2 horas por conta da suspeita de bomba, mas os trens do metrô circularam normalmente no período.

SustoNo meio da tarde, um funcionário da CCR acionou o Bope. "A CCR Metrô Bahia informa que foi identificada uma mochila abandonada em uma lixeira da Estação Brotas. Imediatamente, a concessionária acionou o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado da Bahia (Bope) que está à frente das operações no local", informou a concessionária, em nota.(Foto: Alberto Malraux/ SSP/ Divulgação)Ainda conforme a CCR, a estação foi evacuada e todos os usuários foram retirados com segurança. O incidente ocorreu na tarde desta terça-feira (25). "A concessionária está empenhada, juntamente com o Bope, em restabelecer a normalidade do sistema o mais breve possível", continua o comunicado, enviado por volta de 18h20.

Como o objeto está na própria estação, os trens continuavam circulando normalmente, mas sem parar em Brotas. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da PM, busca identificar o conteúdo da mochila.

Segundo relatos de pessoas, no local, seguranças bloquearam saída e entrada de passageiros. "Minha mãe está dentro da estação e conseguiu ligar, disse que tem uma mala na entrada da estação do metrô e que os seguranças impediram a saída de qualquer passageiro. Outros dizem que tem uma bomba e não conseguiram até o momento desmontar", relatou a leitora Mariana Pontes. "Ela disse que ainda estão presos lá e que o calor está insuportável porque está cheio de passageiros", acrescenta. Os passageiros foram liberados do local por volta das 17h30.