Brasil é eleito presidente do Fórum de Juventude dos Países de Língua Portuguesa

A delegação brasileira no evento teve 11 integrantes do Conjuve e observadores

Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 14:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O Brasil foi eleito para a presidência do Fórum de Juventude dos Países de Língua Portuguesa durante a Semana da Juventudade da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que aconteceu em Cascais, Portugal. O país ficará à frente do fórum pelos próximos dois anos. Guiné-Bissau fica na vice-presidência. 

Marcus Barão, vice-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), afirmou que com isso o país “retoma um espaço no qual já exerce uma liderança histórica e amplia a influência dentro dos países da comunidade”.

Para Barão, o próximo desafio agora é construir uma agenda com planos concretos que ajude na identificação de recursos que "viabilizem a mobilidade na  comunidade e o fortalecimento de cada conselho da juventude em cada uma dessas comunidades”.

A delegação brasileira no evento teve 11 integrantes do Conjuve e observadores de Estado. “A juventude brasileira se mostrará internacionalmente como um braço forte, um exemplo das boas práticas. Os países aliados precisam muito de projetos e ações e a juventude brasileira está em ascensão. É o maior contingente jovem da história do Brasil, com maior número de projetos feitos pelo Conjuve, pelo CNJ [Conselho Nacional de Justiça] e pelas organizações participantes do Conjuve. O Fórum é agora uma organização internacional vinculada com a CPLP, então representaremos também internacionalmente os interesses da juventude da comunidade”, explica Daniel Calarco, coordenador técnico da delegação.