Caetano, Fecomércio e nossas plateias

Silvana Gomes é consultora em Turismo de Eventos e Negócios

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2017 às 11:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em janeiro de 17, Caetano Veloso e Tereza Cristina fizeram um show na Concha Acústica do Teatro Castro Alves com um belíssimo repertório. Além dos artistas, a plateia também foi notícia pelo alto som da conversa que chegou a interferir no espetáculo, esse, sim, a atração principal da noite. A polêmica chegou às redes sociais com seus típicos antagonismos ferrenhos.

Fato, fato, fato mesmo é que as plateias da soterópolis precisam e muito de um manual de bons modos para shows, abertura de congressos, solenidades, bailes e afins. E não só no ambiente da Concha. Nas altas rodas, o fenômeno se repete. Somos uns brutos (e muito cafonas também, pronto falei) em muitos aspectos ainda que com conta recheada e eme bi eis em sei lá o quê.

No último dia 09 de agosto, a Fecomércio completou 70 anos de existência e um evento primoroso foi planejado à altura da história da entidade. O público era seleto. Grandes nomes, homens e mulheres de reconhecimento público, líderes governamentais, secretários de estado, dirigentes de entidades diversas da Bahia e do Brasil, enfim um público qualificado, elegante e condizente com a ocasião. Será?

O salão da Pupileira, num requinte só, já começava a se mostrar pequeno para tantos abraços, encontros, reencontros, tapas nas costas, beijos singelos, sorrisos festivos e muita, muita conversa. Algumas mesas já lotavam, outras nem tanto, mas o salão, cada vez mais repleto, mais parecia um pátio cheio de amigos no recreio. Eram muitos de pé, era muita conversa, muito assunto importante e talvez por isso, muita gente não se deu conta do início da solenidade anunciado ao microfone pelo mestre de cerimônia. Era tanto assunto que mesmo para quem estava quieto prestando atenção foi difícil ouvir o mestre de cerimônia pedir que todos ficassem em posição de respeito para execução do Hino Nacional cantado ao vivo pela bela voz de Ana Mametto. Começa o Hino e segue a conversa brada e retumbante. Seguem as risadas, os cumprimentos, a troca de cartões. Muitos, autoridades inclusive, confabulavam de costas para o palco. Durante o Hino. De certo algum assunto de segurança nacional, quiçá alguma delação iminente. Filhos nada gentis dessa Pátria-Mãe.

E assim seguiu o evento. E seguiu a conversa durante todo o evento. Durante a exibição do vídeo comemorativo dos 70 anos da entidade, durante a apresentação do selo, do carimbo e da medalha comemorativa, durante os discursos das autoridades, durante o discurso do anfitrião, durante o show de músicas de Elton John, que também celebra 70 anos em 2017.

Caetano Veloso completou 75 anos no dia 7 de agosto. Dois dias depois, a Fecomércio celebrou suas 7 décadas. A ambos parabéns pela história e conquistas. Aos demais, por favor, vamos sentar e fazer silêncio. É respeitoso e educado.