Cajazeiras Criativa: 'A economia precisa melhorar porque aí tudo melhora para todo mundo'

Atento as vendas de final de ano, o comerciante Edmundo Souza aposta em investimento para manter o negócio e enxergar um horizonte na crise

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/ CORREIO

Edmundo dos Santos viu oportunidade no comércio de peças intímas quando ficou desempregado há quatro anos (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO) O desemprego foi o motivo que levou o comerciante Edmundo dos Santos a empreender ao abrir a loja Bárbara Moda Íntima, há quatro anos. “Antes de ir para o comércio, eu era gerente-geral de manutenção. Peguei o dinheiro da rescisão e abri as portas na cara dura”, conta.

Nos dois primeiros anos, o negócio ia muito bem: “Vendíamos muito. Não precisei sequer imprimir um folheto. Dava para  sobreviver à vontade”. A crise, no entanto, que  reduziu o poder de compra do consumidor e atingiu em cheio o  comércio varejista não tem dado sossego para Edmundo. “A loja só vivia cheia e ninguém saia daqui gastando menos que R$ 60. Hoje, eu peno para conseguir vender R$ 50 em um dia”.Ele precisou reduzir custos para não fechar. “Consegui baixar o preço do aluguel e mantenho o mesmo preço das peças, sem reajuste. A economia precisa melhorar porque aí tudo melhora para todo mundo”.Todas as esperanças para reverter a queda nas vendas estão depositadas nas vendas de final de ano. “Agora vou focar no Natal e tentar um crédito para investir em mercadoria para ver se consigo levantar o negócio. Vai ser a solução para que a loja possa se manter e se reerguer. Bairro popular você tem, preço também, o que está faltando é dinheiro no bolso para que o povo volte a comprar”, considera.

[[publicidade]]

CORREIO ENCONTROS ACONTECE AMANHÃ EM CAJAZEIRAS Especialistas em crédito e empreendedorismo participam amanhã (17) da 3ª edição do CORREIO Encontros onde irão debater soluções para incrementar e desenvolver o potencial empreendedor do bairro. O evento é gratuito e acontece das 9h às 12h, na Praça de Alimentação do Shopping Cajazeiras. 

Entre os palestrantes estão o especialista em empreendedorismo e mercados José Nilo Meira e a gerente estadual de Microfinanças do Banco do Nordeste, Lana Pinto Oliveira, que irão tirar dúvidas dos microempresários e também de quem deseja montar o seu próprio negócio. 

A iniciativa conta com o apoio do Banco do Nordeste, que estará presente no local com um estande com informações sobre o Crediamigo. O banco deve inaugurar, até o final do ano,  mais seis agências de microcrédito – em Cajazeiras, São Cristóvão, Plataforma, Paripe e em dois locais ainda não divulgados.

Segundo dados da Junta Comercial da Bahia (Juceb), 1.878 empresas estão em atividade no bairro. Se fosse uma cidade, Cajazeiras seria maior em população do que 379 municípios baianos.  Os números confirmam potencial que a região tem para o empreendedorismo. Só para se ter uma ideia, as oito Cajazeiras -  2, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11 - somam uma população de 60.213 mil habitantes, de acordo com o IBGE.