Cajazeiras Criativa: 'Trabalhei de domingo a domingo para manter meu negócio'

Conheça a história da comerciante Maria das Graças Reis que atua no bairro há 19 anos, desde que abriu a sua loja de moda masculina e feminina

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/CORREIO

Para a empreendedora, é fundamental fazer as escolhas certas: 'É conhecer o seu cliente e ter sempre novidades' (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO) Trabalhar no comércio sempre foi tradição na família da proprietária da loja Graziana Modas, Maria das Graças Reis. “É coisa de família mesmo. Todo mundo é comerciante. Um tem padaria, outro tem mercado ou sua lojinha”, diz. 

Foi essa motivação para empreender que fez com que Maria das Graças abrisse sua loja de confecção masculina e feminina em Cajazeiras há 19 anos.“Minha vida foi toda no comércio. Gosto de lidar com o público. Comecei a loja com uma porta só e trabalhei de domingo a domingo para manter meu negócio. Para  dar certo, o dono tem que cuidar”, afirma. A clientela mais fiel é a mulherada. “São as mulheres que chegam aqui em busca de novidades e compram mais. Sai muita roupa feminina. Elas compram de acordo com o momento”, conta. 

Segundo ela, a estratégia para segurar a loja durante todo esse tempo é saber fazer as escolhas certas, tanto quanto ao que deve repor no estoque, quanto à capacidade de investimento do lojista. “Tem que ter muita cautela, saber fazer a compra da mercadoria na hora certa e adquirir o que vai ter saída. É conhecer o seu cliente e ter sempre novidades. Não dá para deixar de investir. Se a gente não confia no nosso negócio, quem vai acreditar? Com crise ou sem crise, é o empreendedor que tem que fazer ele andar”.

[[publicidade]]

CORREIO ENCONTROS ACONTECE NESTA QUINTA EM CAJAZEIRAS Especialistas em crédito e empreendedorismo participam quinta-feira (17) da 3ª edição do CORREIO Encontros onde irão debater soluções para incrementar e desenvolver o potencial empreendedor do bairro. O evento é gratuito e acontece das 9h às 12h, na Praça de Alimentação do Shopping Cajazeiras. 

Entre os palestrantes estão o especialista em empreendedorismo e mercados José Nilo Meira e a gerente estadual de Microfinanças do Banco do Nordeste, Lana Pinto Oliveira, que irão tirar dúvidas dos microempresários e também de quem deseja montar o seu próprio negócio. 

A iniciativa conta com o apoio do Banco do Nordeste, que estará presente no local com um estande com informações sobre o Crediamigo. O banco deve inaugurar, até o final do ano,  mais seis agências de microcrédito – em Cajazeiras, São Cristóvão, Plataforma, Paripe e em dois locais ainda não divulgados.

Segundo dados da Junta Comercial da Bahia (Juceb), 1.878 empresas estão em atividade no bairro. Se fosse uma cidade, Cajazeiras seria maior em população do que 379 municípios baianos.  Os números confirmam potencial que a região tem para o empreendedorismo. Só para se ter uma ideia, as oito Cajazeiras -  2, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11 - somam uma população de 60.213 mil habitantes, de acordo com o IBGE.