Campeões da Jacques Vabre chegam a Salvador em tempo recorde

esportes
13.11.2017, 08:27:00
Atualizado: 13.11.2017, 15:22:52
O barco Sodebo Ultim', comandado pelos franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias, foi o primeiro a chegar a Salvador (Jean-Marie Liot / ALeA / TJV17)

Campeões da Jacques Vabre chegam a Salvador em tempo recorde

Franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias diminuíram em dois dias a melhor marca anterior, feita em 2007

Os campeões da categoria mais rápida da regata Transat Jacques Vabre chegaram a Salvador na manhã desta segunda-feira (13). O barco Sodebo Ultim', comandado pelos skippers franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias, chegou ao Terminal Turístico Náutico da Bahia, no Comércio, precisamente às 7h37, batendo o recorde histórico do percurso.

Em 2007, o barco Groupama 2 fez o percurso da regata transatlântica, que sai de Le Havre, no norte da França, em 10 dias e 38 minutos. Desta vez, o Sodebo Ultim' cruzou o Oceano Atlântico em incríveis 7 dias, 22 horas, 7 minutos e 27 segundos. A distância entre a cidade francesa e a capital baiana é de 8.056 km (4.350 milhas náuticas), e os vencedores tiveram uma velocidade média de 46 km/h (24,92 nós).

O barco faz parte da categoria Ultime, a mais veloz da travessia. O segundo colocado também chegou a Salvador na manhã desta segunda-feira, às 9h30. É o barco Maxi Edmond De Rotschild, comandado pelos franceses Sébastien Josse e Thomas Rouxel.

Com direito a fogos: a chegada triunfal de Jean-Luc Nélias e Thomas Coville
Com direito a fogos: a chegada triunfal de Jean-Luc Nélias e Thomas Coville (Jean-Marie Liot / ALeA / TJV17)
Franceses comemoram após 7 dias, 22 horas, 7 minutos e 27 segundos
Franceses comemoram após 7 dias, 22 horas, 7 minutos e 27 segundos (Jean-Marie Liot / ALeA / TJV17)
Campeões dão entrevista após baterem o recorde da prova
Campeões dão entrevista após baterem o recorde da prova (Vitor Villar / CORREIO)
Barco está ancorado no Terminal Náutico; ao fundo, o Forte São Marcelo
Barco está ancorado no Terminal Náutico; ao fundo, o Forte São Marcelo (Vitor Villar / CORREIO)

Às 10h, a Vila da Regata será aberta pela Prefeitura para recepcionar os participantes, admiradores e curiosos da regata, considerada a maior prova transatlântica do mundo. No local também será instalado o Comitê Náutico de Salvador, com a presença do prefeito ACM Neto.

Acompanhe a posição dos barcos em tempo real

Considerada a maior regata transatlântica do mundo, a Transat Jacques Vabre acontece a cada dois anos e teve Salvador como destino final entre 2001 e 2007. Ela retorna à capital baiana após 10 anos.

A Vila da Regata vai funcionar até o dia 24, das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 22h aos sábados e domingos. Durante o período de funcionamento, o espaço contará com apresentações musicais como as da Banda Mametto, Gerônimo, Márcia Short, Dan Miranda e Filhos de Jorge.

A regata Transat Jacques Vabre teve início no dia 5, na França, e conta com a participação de 37 barcos e 74 velejadores de oito países, incluindo um brasileiro, o baiano Leonardo Chicourel. São quatro classes com os mais modernos e rápidos veleiros de oceano: além da Ultime, Multi50, IMOCA e Class40.