Assine

Campus Party terá área gratuita que vai receber 40 mil pessoas


 

Um dos destaques da parte aberta do evento é a Campus Kids, área voltada para crianças de 5 a 12 anos

  • Carol Neves

Publicado em 08/08/2017 às 06:01:00
Atualizado em 17/04/2023 às 09:56:04
. Crédito: Betto Jr/CORREIO

Maior evento de tecnologia do país, a Campus Party acontece pela primeira vez em Salvador, começando na quarta-feira (9) e se estendendo até domingo, na Fonte Nova. Os ingressos para campuseiros já se esgotaram, mas o evento oferece várias atrações de entrada aberta para o público no Open Campus, que funciona nos dias 10 e 11, das 10h às 21h, e no dia 12 das 10h às 18h. A estimativa é de que 40 mil pessoas passem por lá. Outros 4 mil participantes vão ficar acampados. 

Diretor geral da Campus Party Brasil, Tonico Novaes diz que está satisfeito com os rumos do evento na Bahia. "O público está se engajando bem nas redes sociais, está dividindo bastante opinião com a gente. Primeira Campus num estádio de futebol...", diz. Ele explica que a decisão para fazer a Campus Party na Fonte Nova acabou se originando na falta de opções mais adequadas, mas diz que a parceria até aqui é uma "grata surpresa". "Salvador é muito carente de espaços eventos, não tem um centro de exposições (...) Aqui a gente estava entre o estádio e outro espaço, mas era menorzinho. E resolvemos fazer no estádio e está sendo uma grata surpresa, está ficando bonito o evento, acho que agora só vou querer fazer em estádio", ri. "Espero que a gente entre no calendário anual e que esteja aqui de volta ano que vem".

Um dos destaques da parte aberta do evento é a Campus Kids, área voltada para crianças de 5 a 12 anos, organizado em parceria com o Governo do Estado. "A gente tem uma série de atividades bem lúdicas que quem for vai gostar de estar conhecendo esse universo de tecnologia. Vai ter parte de robótica, games, autorama, futebol de robô", explica o diretor.

Novaes destaca a importância de envolver crianças nos temas da tecnologia desde cedo e cita como exemplo Maria Eduarda Barbosa, vencedora da fase nacional do ano passado, que foi para Frankfurt para a etapa mundial. "Uma menina negra, que estuda em escola pública, humilde, de favela, periferia, ficando em 8º lugar entre 180 na etapa internacional. Ela me falou, 'Tio, aprendi que posso salvar vidas brincando, com um robô que tira corpos vivos de locais de terremoto'. É muito legal quando você fomenta esse tipo de iniciativa, inserindo as crianças de maneira lúdica". A etapa baiana da Olimpíada de Robótica vai acontecer na Campus Party. 

"As escolas do Nordeste têm robótica inserida na disciplina, isso não vê nas particulares, e sim nas públicas, e muito mais no Norte e Nordeste. Essas crianças vão sair mais preparadas para o mercado de trabalho de programação e robótica. É importante essas crianças saberem programar um robô, como executar isso. É o futuro", defende.

A parte gratuita da Campus Party terá ainda simuladores, a etapa baiana do Campeonato Brasileiro de Drones, a Campus Future, com inovações das faculdades, e a Startup Makers, para acompanhar novidades de empreendedores. "A intenção da Open Campus é ter um espaço aberto para quem não conseguiu ingresso para acompanhar as atividades poder ter um gostinho de como é a Campus Party", diz Novaes.

Palestras Na parte fechada, o evento terá workshops, hackathons e palestras.Mônica Sousa, diretora-executiva da Maurício de Sousa, filha do desenhista e inspiração da famosa personagem homônima, é uma das palestrantes confirmadas. Ela vai falar evento do seu projeto "Donas da Rua", criado para reforçar o empoderamento feminino através das personagens meninas da Turma da Mônica. "Se sabe que 20% das posições de tecnologia hoje são femininas. A gente quer aumentar a posição das mulheres no mercado de tecnologia. A Monica vem falar não sobre participação da mulher, não só no mercado de trabalho, mas também nesse segmento", explica Novaes. 

Além de Mônica, o evento vai contar ainda com palestras de Jon "Maddog" Hall, membro do Linux Professional Institute, Marcelo Branco, ativista de software livre, o especialista em drones, Carlos Cândido, a pesquisadora ComFuturo no Laboratório de Bionanomecânica (IMN-CSIC, Espanha), Candice Pascoal, criadora do site de crowdfunding Kickante, entre outros.

Acontecem ainda três workshops (empreendedorismo, ciência e inovação e entretenimento e criatividade) e dois hackathons em parceria com o governo, com temas de trabalho e mobilidade  (clique aqui para mais informações sobre o Desafio Bahia).

Confirma abaixo mais informações sobre as principais palestras:  Dia 9 de agosto – às 20h – Ada Yonath A primeira mulher israelense a conquistar um Prêmio Nobel de Química apresentará os seus estudos no desenvolvimento de antibióticos mais eficazes, que não deixem as células resistentes aos remédios. Yontah é graduada em química pela Universidade Hebraica de Jerusalém, PhD pelo Instituto Weizmann de Ciência (Israel), além de ter completado seu pós Doutorado no Mellon-Institute e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.   Dia 10 de agosto – às 16h – Priscila Monteiro Kosaka Priscila Monteiro Kosaka é pesquisadora  ComFuturo no Laboratório de Bionanomecânica (IMN-CSIC, Espanha). Formada em química pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Química pela Universidade de São Paulo (USP – São Paulo). É membro do grupo de Bionanomecânica (IMN-CSIC, Espanha) desde 2008. Trabalha no campo da biotecnologia com o objetivo de desenvolver ferramentas de diagnóstico altamente sensíveis para a descoberta de marcadores específicos do câncer e a detecção de câncer e doenças causadas por vírus. Seu principal interesse é permitir o diagnóstico precoce para que o paciente possa receber um tratamento personalizado, reduzindo os gastos para os sistemas de saúde e, mais importante, salvar vidas. Na Campus Party falará sobre como a fusão de sistemas nanomecânicos com outras nanotecnologias promissoras produzirá ferramentas de diagnóstico ultras-sensíveis e altamente confiáveis para ensaios clínicos.  Dia 10 de agosto – às 17h15 – Jon “Maddog” Hall Jon "Maddog" Hall é membro do Board of the Linux Professional Institute. Desde 1969, Maddog (como ele prefere ser chamado) tem sido programador, designer e administrador de sistemas, gerente de produto, gerente de marketing técnico, autor e educador e atualmente trabalha como consultor. Sr. Hall se dedica ao sistema Unix desde 1980 e ao sistema Linux desde 1994, quando ele conheceu Linus Torvalds e reconheceu a importância comercial do Linux, Free e Open Source Software. Desde 2006 Maddog vem trabalhando no Projeto Cauã, que criará trabalhos high-tech permitindo estudantes de baixa renda a arcarem com uma universidade e experienciarem um trabalho. Concluiu licenciatura em Engenharia e Comércio pela Drexel University em 1973 e seu mestrado em RPI pela Troy, em 1977. Agora ele também viaja o mundo palestrando sobre os benefícios do Open Source Software.

Dia 10 de agosto – às 18h30 – Marcelo Branco Marcelo Branco é profissional de tecnologia da informação e comunicação. Ativista de software livre, pela liberdade do conhecimento, pelos direitos e novas formas de participação via Internet. Na Campus Party Bahia falará sobre uma nova democracia para a era da Internet na qual a capacidade autônoma de comunicação individual está transformando os movimentos sociais e precisam ser acompanhadas pelo poder público na construção de uma nova democracia mais participativa.  Dia 10 de agosto – às 20h – Ricardo Cappra Ricardo Cappra é um cientista de dados que ajuda a resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica. Dedica-se a encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano através da Ciência de Dados e, quando possível, Cappra transforma esses estudos em produtos e negócios, tendo participado de importantes projetos para Barack Obama, Microsoft, Globo, Petrobras, Coca-Cola, Americanas, entre outras. Na Campus Bahia, falará sobre: “A era dos algoritmos: como filtros invisíveis da Internet estão transformando a sociedade, governos e países”.  Dia 10 de agosto – às 21h30 – Irmãos Piologo Fazendo aquela bagunça que os campuseiros adoram, os irmãos Piologo estarão na Campus Party para contar como foi a trajetória da dupla rumo ao sucesso. Durante toda a palestra, serão exibidas animações, vídeos, dublagem das famosas vozes dos personagens do site e os campuseiros poderão fazer perguntas, imitar personagens e interagir com os irmãos mais malucos da websfera!  Dia 11 de agosto – às 13h – Mônica Sousa Uma Turma inteira de meninas empoderadas usa as mídias sociais oficiais da Turma da Mônica para propagar uma mensagem: somos todas #DonasDaRua. A Mauricio de Sousa Produções acredita que seus personagens têm muito a contribuir no empoderamento das mulheres. Mônica Sousa contará como ela e sua equipe usam a força das mídias sociais para trabalhar a autoestima das meninas e seus direitos a oportunidades desde cedo.

Dia 11 de agosto – às 17h15 – Hugo Canuto Hugo Canuto é ilustrador freelancer e concept artist, trabalhando em meios digitais e tradicionais. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, expressa a relação entre arte e mitologia de muitas maneiras, seja nas cidades imaginárias pintadas em murais do #NAPAREDE, na saga de fantasia épica a Canção de Mayrube e agora, através do projeto Contos dos Orixás, adaptação das narrativas africanas para as histórias em Quadrinhos. Nesta palestra, apresentará falará sobre como utilizar as plataformas digitais para criar e divulgar projetos, a importância do Financiamento Coletivo como meio de viabilizar iniciativas e os processos de transformar uma ideia em uma publicação.

Dia 11 de agosto – às 21h15 – Dado Schneider Dado Schneider é Doutor em Comunicação e Campuseiro. Autor do termo ""digiriatria"" - uma mistura de digi = digital + riatria = geriatria - ele conta com seu invejável cérebro de tanquinho para provar que conhecimento não tem idade. Nessa palestra falará sobre como a próxima década está quase chegando e nenhuma geração está pronta para ela. Os mais velhos estão com uma defasagem digital quase irrecuperável e não sabem mais se fazer necessários e interessantes; já os jovens têm uma lacuna de cultura e noticiário bastante preocupante e andam muito autossuficientes para pedirem ajuda aos mais velhos. As organizações que conseguirem aproximar as gerações liderarão e os profissionais que conseguirem se integrar com as outras gerações vencerão.

Dia 11 de agosto – às 22h30 – Carlos Candido Carlos Cândido é Bacharel em Ciência da Computação, possui Mestrado em Engenharia Elétrica, com tema de pesquisa em Inteligência Artificial e é doutorando em Computação Natural. Trabalhou por 15 anos no mercado de tecnologia e, em 2015, em parceria com um grande amigo, fundou o Mirante Lab, laboratório de tecnologia e arte que, entre outros diversos projetos e frentes de atuação, mantém um grupo de pesquisa em Drones há cerca de 2 anos. Alguns projetos que coordenou são o uso de Drones no combate ao mosquito da Dengue na cidade de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Saúde e a primeira corrida de drones de nível internacional no Brasil.  Dia 12 de agosto – às 10h30 – Gabe Gabrielle Gabe é engenheiro, educador e palestrante motivacional. Em sua palestra, Gabe Gabriele contará sua trajetória no programa espacial da NASA mostrando vídeos e fotos de lançamentos de ônibus espaciais, astronautas vivendo na estação espacial, os robôs exploradores e a curiosa jornada de pousar em Marte, além de apresentar curiosidades sobre o futuro do programa espacial. “Um astronauta tem que estabelecer objetivos e se divertir todos os dias, assim os sonhos se tornam realidade”, conta Gabrielle.  Dia 12 de agosto – às 13h – Candice Pascoal Candice Pascoal é Fundadora e CEO do site de financiamento coletivo Kickante. Fundado há três anos, a empresa é responsável por tirar mais de 50 mil projetos do papel graças às inovações trazidas pela plataforma ao mercado brasileiro e por gerar mais de 40 milhões de reais distribuídos para projetos ao redor do país. Candice Pascoal é brasileira e vive há 15 anos no exterior (Estados Unidos e Holanda) e, antes da Kickante, trabalhou em diversos projetos importantes durante sua atuação como vice-presidente internacional da Putumayo World Music, em Nova York. Foi a única ganhadora do prêmio Cartier Women’s Initiative Awards 2017. A premiação é considerada uma das mais importantes iniciativas do empreendedorismo feminino do mundo. É também reconhecida nos Estados Unidos como uma das dez brasileiras mais inovadoras na área de tecnologia no Brasil.

Serviço: Campus Party Bahia Edição Inovação Produtiva De 9 a 13 de agosto de 2017 Arena Fonte Nova Salvador – BAVeja a programação completa  do evento clicando aqui