Cano rompe e água invade casas na Cidade Baixa; 10 bairros têm abastecimento interrompido

Segundo a Embasa, reparo na rede já está sendo realizado

Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 09:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Um cano da rede de abastecimento estourou e a água invadiu ao menos sete casas durante a madrugada desta sexta-feira (19). O incidente aconteceu na Rua das Nações Unidas, na Vila Ruy Barbosa. 

De acordo com a Embasa, o serviço de reparo já está sendo realizado e as famílias que tiveram danos em suas residências estão tendo assistência. "A empresa está dando a assistência necessária aos moradores dos imóveis atingidos por inundação causada pelo vazamento e vai reparar os possíveis danos resultantes do incidente", diz a nota enviada pela empresa.

A aposentada Maria Helena, 68 anos, foi uma das moradoras que teve mais prejuízo com a invasão da água. Sua filha, a assistente social Cristineide Cardoso Jesus, 38 anos, contou que até agora elas não têm dimensão do que foi perdido. "Ainda nem sabemos o que perdemos, porque nem ligamos os aparelhos eletrônicos. Mas as portas e guarda-roupa estão inchados, perdemos sapatos, computador, entre outras coisas".

A situação foi tão crítica que a equipe da Embasa precisou furar um batente de dentro da casa para escoar a água. Segundo ela, a água estava um pouco abaixo do joelho e, por questão de segurança, elas não entraram mais na residencia. "Estamos na casa da vizinha. Minha mãe é idosa, hipertensa e está muito nervosa, porque foi um momento de pânico estar dormindo e acordar com a casa cheia de água", diz. Maria Helena Cardoso Jesus foi uma das moradoras que teve casa invadida pela água (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) A assistente financeira Milena Assis Torres, 30 anos, estava dormindo quando a água começou a invadir sua casa, na Rua das Nações Unidas, a partir de 1h da madrugada. "Eu acordei com os vizinhos gritando. Quando vi a casa já estava inundada. Perdi duas cômodas, um raque, um sofá e o armário do banheiro", conta.

Segundo ela, depois que a água escorreu, a casa ficou cheia de lama. Ainda de acordo com ela, a Embasa orientou os moradores a entrar em contato para solicitar o ressarcimento dos bens que foram perdidos. Um fiscal será encaminhado ao local para verificar o que de fato foi perdido. 

Milena contou ao CORREIO que essa não é a primeira vez que um cano rompe na rua, mas que nunca chegou a essa propoção.

Por causa do rompimento, o fornecimento de água foi interrompido em 10 bairros: Ribeira, Caminho de Areia, Uruguai, Mares, Jardim Cruzeiro, Vila Ruy Barbosa, Massaranduba, Boa Viagem, parte da Calçada e parte do Lobato.

Segundo a Embasa, a previsão é de que o serviço seja concluído na tarde desta sexta. O abastecimento será retomado gradativamente. Operários da Embasa estão trabalhando no local (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) *Caio Issa é integrante da 12ª turma do programa Correio de Futuro