Carteira CORREIO: tesouro direto continua sendo uma boa opção para investir

Carteira CORREIO: tesouro direto continua sendo uma boa opção para investir

Investimentos em Títulos Públicos oferecem rentabilidade maior que a Caderneta de Poupança. Confira o tira-dúvida de finanças

Clarissa Rios: Investir no Tesouro Direto é mais vantajoso do que na poupança? Para que perfil de investidor ele é indicado?
Olá Clarissa. Investimentos em Títulos Públicos oferecem rentabilidade maior que a Caderneta de Poupança, com uma atenção especial para os Pós Fixados, que no momento é mais interessante porque lhe protege da inflação. Normalmente, investidores mais conservadores, com pouca propensão ao risco, optam pelo Tesouro Direto, contudo, não só eles. Em um plano de investimento é recomendado a diversificação, portanto, até investidores mais arrojados deixam parte de seu patrimônio protegido em ativos mais seguros. 

Maíra Moreno: Oi Edisio. Desde que comecei a trabalhar já tinha uma conta poupança e acabei não tendo que abrir uma corrente. Recebo o salário pela poupança. Isso pode ser prejudicial ou eu devo abrir uma conta corrente? Consigo me organizar bem com a poupança/débito e um cartão de crédito.
Olá Maíra. A Caderneta de Poupança é um tipo de investimento e normalmente se utiliza para acumular dinheiro e obter uma rentabilidade ao longo do tempo, aproveitando liquidez e segurança que essa aplicação oferece. Algumas pessoas, assim como você, utilizam para movimentação e fugir das tarifas que uma conta corrente tem. O principal problema é que nesse caso, você não tem rentabilidade alguma, porque a remuneração da Poupança considera um ciclo mínimo de 30 dias. 

Bruna Campos: Tenho 22 anos e comecei a trabalhar há pouco tempo. Queria juntar dinheiro pra uma grande viagem, mas com as mudanças na regra de aposentadoria fiquei pensando se deveria começar a contribuir para uma previdência privada. O que devo fazer?Olá Bruna. Independentemente do que aconteça com as regras da previdência oficial, é muito importante que tenhamos um planejamento para a aposentadoria, pois isso garantirá que após uma vida produtiva mantenhamos o adequado padrão de vida. Sua preocupação é pertinente e lhe digo que o melhor a fazer é estabelecer seus projetos de curto, médio e longo prazo, e em seguida iniciar um plano de investimento que se adeque aos seus projetos. Talvez você precise rever o sonho da viagem, mas posso lhe garantir que os resultados serão melhores e você não terá essa preocupação com sua aposentadoria, considerando que o destino da Previdência Social é incerto.