Casa do Carnaval entra em fase final de restauração; veja fotos

Imóvel no Pelourinho, com vista para a Baía de Todos os Santos, promete ser referência para a memória e produção da festa

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 18:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS
Casa do Carnaval tem vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos por Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS

A Casa do Carnaval, espaço de referência e ao mesmo tempo de promoção da folia em Salvador, está em fase final de restauro e, segundo a prefeitura, muito em breve terá um cronograma especial para moradores e visitantes. O espaço terá um acervo carnavalesco permanente, para preservação da memória e divulgação da festa, e uma agenda de eventos, como lançamentos, discussões e planejamentos do próprio Momo. O equipamento faz parte dos investimentos previstos no eixo Centro Histórico do programa Salvador 360, lançado nesta terça-feira (22) pelo prefeito ACM Neto.

[[publicidade]]

Localizada na Praça da Sé, entre a Catedral Basílica de Salvador e o Espaço Museu de Eletricidade da Coelba, a edificação de quatro pavimentos tem vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos. A partir da varanda é possível ver a ponta de Humaitá, o Comércio, o Elevador Lacerda e o Monumento à Cidade de Salvador.

[[galeria]]

Ainda conforme a prefeitura, as instalações oferecem ferramentas e instrumentos que possibilitarão o uso de tecnologias, como projeções, áudios e realidade virtual, que irão conferir interatividade ao acervo da casa. A ideia, segundo o secretário de Turismo e Cultura (Secult), Cláudio Tinoco, é que os visitantes que ainda não conhecem o Carnaval baiano possam vivenciar a festa, por meio de ferramentas modernas.

“Tenho certeza que a Casa do Carnaval poderá ser a grande promotora da festa, de forma que quem vier aqui fora da folia deseje vir no período, efetivamente. Com isso, a gente não só reconhece e reforça a memória do evento, mas também oferece um espaço para a consolidação e modernização da festa”, diz o secretário, em nota divulgada pela assessoria da prefeitura.

Memorial Ainda conforme o secretário, o local será um espaço de referência e memória da folia. Mas ele lembra que, conforme sugestão do prefeito ACM Neto, a Casa do Carnaval também deverá ser de produção permanente para o presente e o futuro da maior festa popular do mundo. “Aqui poderão ser feitas análises de programação dos carnavais atuais ou futuros. Pode funcionar para o planejamento da cadeia produtiva da folia, por exemplo, para o lançamento de músicas, DVDs e uso das entidades do setor”, propõe.

O prédio onde funcionará o memorial tem quatro pavimentos, contando com o subsolo e o terraço. A fachada foi totalmente restaurada e o interior do espaço foi todo revestido em Miniwave, elemento da arquitetura contemporânea que confere ventilação e iluminação natural. Há porta-objetos, elevadores e banheiros com acessibilidade para visitantes. A localização, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, facilita o acesso à casa.

Café-bar com vista panorâmica Além disso, o terraço terá um café-bar com espaço de convivência de onde será possível contemplar a Baía de Todos os Santos. O local também ganhou uma arte em mosaico que reúne várias obras do artista plástico J. Cunha. A edificação, que já abrigou o 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM), está sendo restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos da ordem de R$ 10 milhões, provenientes do PAC das Cidades Históricas, e será administrado pela Prefeitura.