CASACOR Bahia abre as portas para visitantes nesta quarta (20)

Mostra traz ousadia e funcionalidade aliados à tecnologia e forte presença da natureza nos ambientes

  • Foto do(a) author(a) Daniel Silveira
  • Daniel Silveira

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 17:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: .
Sala de Almoço, de Gabriel Moreno, destaque para as obras de artes pintadas pelo próprio; a cadeira Gizé também foi feita por ele por Foto: Victor Villarpando/CORREIO

A CASACOR Bahia abre as portas nesta quarta-feira (20) apresentando ao público baiano o que há de mais novo nas tendências de decoração em 40 ambientes, internos e externos, divididos entre mais de 50 profissionais. Até o dia 29 de outubro, a mostra recebe visitantes em um imóvel da década de 1940 que fica avenida Marques de Leão na Barra, com ingressos a R$ 40.

O CORREIO foi lá conferir de perto todos os ambientes e conta aqui o que chamou mais atenção. O que vimos foi bastante uso de tecnologia alinhada à presença intensa de verde natural, como por exemplo na Sala de Banho de Jéssica Araújo, que tem uma parede completa coberta com plantas. Tem outros que apostaram na praticidade e funcionalidade dos ambientes, como O Quarto das Meninas de Catia Bacellar, que conseguiu colocar três camas em um espaço de cerca de 10 metros quadrados. Tudo isso, mantendo importantes traços da arquitetura original da casa como pisos, paredes, forros de teto e até falhas. Copa e cozinha de Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães: funcionalidade e praticidade Um bom exemplo de como a funcionalidade aparece é a Copa e Cozinha da dupla Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, que mostrou um ambiente que serve tanto para as tarefas diárias como lugar para estar com amigos em pequenas reuniões entre amigos. A pequena mesa, um cooktop em cima de um blacão, cristaleiras para as taças de vinho e até um cantinho de leitura foi colocado no local. “É um espaço para a pessoa sentar, pesquisar uma receita, ler...”, explica Ana Paula.

Já o arquiteto Flávio Moura trouxe a balada para dentro de casa seu ambiente. “Nada mais justo que ter um bar em casa para tomar um drinque ao chegar do trabalho ou mesmo antes de sair para uma festa, com os amigos”, conta. O arquitetou utilizou elementos como piso de mármore em tons de cinza com veios dourados, paredes revestidas com madeira natural e tijolinhos de cerâmica. Dourado, pouca luz e um letreiro em neón também fazem parte da decor do espaço. Neon em ambiente de Flávio Moura (Foto: Victor Villarpando/CORREIO) Outros destaques são o Espaço Pet, de Mally Requião, que poderá ser utilizado pelos visitantes e seus pets. A arquiteta preparou um local aconchegante para os donos e seus bichinhos. Tem também o Espaço Infantil de Graziella Constantino, uma casa de bonecas preparada para ergonomicamente para as crianças; o Empório, de Rodrigo Rodrigues e Marcelo Rocha inspirado nos mercados de Marrakesh, no Marrocos, com cores vibrantes, estampas e mistura de materiais, que vai funcionar com mesas e cadeiras onde se poderá degustar vinho e comer alguns petiscos.

Em 2017, a CASACOR Bahia também vai contar com o Festival Gastronômico Bom Apetite, que contará com cinco atrações da gastronomia soteropolitana durante toda a mostra. Os restaurantes Du Chef, Pasta em Casa, La Taperia e Boucherrie vão oferecer cardápios especiais aos visitantes. Cada um de seus chefs comandará a cozinha por quatro dias, revezando até o final da mostra.

[[galeria]]