Cemitérios de Brotas, Itapuã e Plataforma vão ganhar mais vagas

Ordem de serviço para construção de 440 gavetas nas três unidades será assinada nesta sexta

Publicado em 27 de outubro de 2017 às 12:13

- Atualizado há um ano

Os cemitérios municipais de Brotas, Itapuã e Plataforma vão passar a contar com mais vagas. O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Vinícius Passos, assina na tarde desta sexta-feira (27), a ordem de serviço para começo imediato das obras de construção de 440 gavetas nos cemitérios de Plataforma (216), ltapuã (96) e Brotas (128).

A execução do serviço ficará a cargo da Jauá Construções Eireli - EPP, vencedora da licitação em modalidade de pregão eletrônico. As obras devem ser concluídas em três meses, e o investimento é de R$ 361 mil, proveniente de recursos municipais.

A intervenção busca atender o crescimento da demanda por novas vagas. “Em março de 2016, o cemitério Quinta dos Lázaros, administrado pelo governo estadual, teve sua operação finalizada. No local eram realizados, em média, seis enterros por dia. Com o fechamento, a prefeitura abarcou toda essa demanda”, explica o titular da Semop.

Ele ainda aponta o aumento do índice de mortes violentas em Salvador, principalmente aos finais de semana, como outro fator que contribui para procura e diminuição de vagas nos cemitérios. “Em 2013, foram feitos 3.725 sepultamentos nas unidades municipais. Em 2016, o número subiu para 5.215, ou seja, um aumento de 40%”, observa Marcus Passos. "Por isso, verificamos a necessidade da construção de novas gavetas e fizemos um planejamento para entregar 2.500 novas vagas até o final de 2020”, acrescenta.

Finados – A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realiza serviços de manutenção em todos os dez cemitérios administrados pelo Município (Paripe, Periperi, Plataforma, Pirajá, Brotas, Itapuã e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos, Ponta de Nossa Senhora e Paramana, na Ilha dos Frades), no intuito de atender com mais conforto os visitantes no Dia de Finados, em 2 de novembro.

Os locais já passam por limpeza, capinação e pinturas em muros, meios-fios e nas unidades administrativas. Todo o serviço será concluído até o último dia deste mês. Para o Dia de Finados, todos os cemitérios terão eventos religiosos, tanto católicos quanto evangélicos. A expectativa é que esses espaços recebam em torno de 8 mil pessoas, entre os dias 1º e 2.