Centavo por centavo: CORREIO lista 10 apps que reduzem gastos cotidianos em até 30%

Há plataformas que controlam as despesas desde o consumo de água, energia, transporte e até o gasto com combustível e manutenção do automóvel

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 11 de setembro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro veiga/ CORREIO

Aquela exagerada no tempo do banho, o valor de gastos a mais na Bandeira 2 ou a luz que ficou acesa sem necessidade. Estas são só algumas atitudes que muitas pessoas ainda  acham que não fazem tanta diferença no final do mês. Mas fazem. Experimente acompanhar esse consumo e veja o peso que cada centavo extra tem no seu orçamento. E se você já tentou e acha que é impossível cortar custos em um orçamento já superapertado, a gente te ajuda: o CORREIO listou 10 aplicativos que vão te auxiliar a queimar mais algumas ‘gordurinhas’ da vasta planilha de contas a pagar. 

Há plataformas que controlam as despesas desde o consumo de água e energia, até no gasto com combustível e manutenção do automóvel. Também dá para gerenciar melhor o que se gasta no supermercado ou na farmácia, ou se é mais em conta pegar um Uber ou um táxi. A depender do aplicativo e do serviço que ele oferece, em alguns casos, a economia pode chegar até 30%. Pelo menos esse é o percentual garantido pelo o presidente e fundador da plataforma Vah, Márcio Bern. 

O aplicativo compara todas as tarifas cobradas por aplicativos de táxi com o valor do serviço de carros particulares como o Uber.“A gente vive em um momento em que tudo é comparar preço. Tá todo mundo buscando formas de economizar. Tem dias, a depender da promoção, a corrida sai até mais barato que o transporte público ou até mesmo de graça”.

Outros apps

O empresário Adenor Primo é um dos que recorrem aos aplicativos para economizar, sobretudo quando precisa comprar alguma coisa. Com o uso do aplicativo Promobit para garimpar promoções, Adenor já conseguiu comprar um televisor por R$ 1 mil a menos do que esperava. “É um facilitador para encontrar preços menores, as pessoas podem compartilhar boas ofertas”, diz.  As economias domésticas não param por aí: Na mesma linha, o aplicativo Go Pharma auxilia o consumidor não só  a encontrar a farmácia mais próxima, mas também direciona ele à loja onde ele pode achar o melhor preço. 

Segundo o gerente de produto da Go Pharma, Diogo Moura, são, em média, 5 mil medicamentos cadastrados  e 20 programas de benefícios dentro da plataforma. “É uma forma de economizar tempo, dinheiro e combustível ao invés de ficar rodando de farmácia em farmácia em busca do remédio que precisa. Devemos aumentar ainda mais esse banco de produtos”, pontua.

Independente de qual seja o app escolhido na missão de reduzir despesas, o especialista em finanças e professor do Centro Universitário Estácio da Bahia, Wiverson de Oliveira, orienta que, antes de selecionar onde cortar, o consumidor vai precisar rever seus hábitos de compra. “É aumentar a atenção sobre o que se gasta e como se gasta, e ajustar o orçamento ao que de fato você tenha condições de arcar, sem se comprometer além do que recebe”, orienta.  

ECONOMIA AO ALCANCE DO SMARTPHONE

Banho Rápido O aplicativo te ajuda a economizar durante o banho por meio de avisos visuais e sonoros que, provavelmente, vão fazer de tudo para impedir os banhos longos e o desperdício de consumo de água e energia. Tem como configurar até mesmo o tempo para a lavagem do cabelo, por exemplo. O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para o sistemas iOS quanto para o Android. 

Go Pharma  A plataforma permite tanto a encontrar a farmácia mais próxima como a também reduzir o risco de dar “viagem de balde” e não encontrar o remédio lá, isto porque o aplicativo possui um banco de dados com a disponibilidade do remédio que o consumidor precisa. Também é possível se cadastrar em programas de fidelidade das farmacêuticas e lojas, adquirir descontos e acompanhar promoções.

Promobit  O aplicativo de ofertas compartilha descontos e promoções das principais redes varejistas, entre elas: Lojas Americanas, Casas Bahia, Centauro, Dafiti, Extra, Fastshop, Kanui, Magazine Luiza, Netshoes, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Sou Barato, Steam, Submarino, Walmart. Dá para baixar o aplicativo gratuitamente e ele está disponível nos sistemas Android e iOS. 

Preço dos Combustíveis  Com o aplicativo é possível comparar o valor que está sendo cobrado pelo combustível em qualquer lugar, tanto para gasolina, quanto para álcool ou diesel. A ferramenta leva em consideração dados fornecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). É possível também compartilhar as rotas para o posto com o preço mais em conta nas redes sociais. É gratuito para Android e iOS.

Drivvo  A plataforma digital funciona como um “gestor” do seu veículo. O aplicativo auxilia a controlar custos relacionados à manutenção do automóvel. Também dá para acompanhar o consumo de combustível, assim como os percursos e despesas ligadas ao IPVA, ao seguro automotivo e até mesmo a parcelas do financiamento, por exemplo. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

Vah  O aplicativo compara preços de viagens feitas por táxi, Uber, Cabify e outras empresas do segmento de transporte individual no Brasil. Dessa forma, o consumidor pode escolher a opção mais barata ou a mais rápida, de acordo com a sua necessidade. Dá para ter acesso também a descontos e promoções que são ofertados pelos prestadores de serviço. O Vah funciona no iOS, da Apple, e no Android, do Google. 

Nossa Energia  Desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Instituto Akatu, a intenção deste aplicativo é otimizar o uso de energia em casa. Por isso, a plataforma dispõe de uma  calculadora, onde o consumidor consegue verificar quanto gasta mensalmente. O aplicativo também tem jogos educativos e dá dicas de como reduzir o consumo de energia. O Nossa Energia é gratuito e está disponível para iOS e Android. 

Meu carrinho  O aplicativo gerencia sua lista de supermercados por meio do smatphone. A ferramenta está disponível tanto para smartphones quanto para web e possibilita ao usuário criar e editar suas listas de compras e levá-las ao supermercado com o intuito de um melhor acompanhamento de suas compras e um maior controle de seus gastos. Está disponível tanto para o sistema Android como para iOS. 

Sai desse banho  Disponível apenas para o sistema iOS (Apple). Não se admire se um barulho muito incômodo atrapalhar seu demorado banho. Esta é a proposta do aplicativo, contabilizar o total de tempo gasto de água durante a ação e no final ainda dá o resultado de quantos litros de água foram economizados no banho cronometrado.  Para finalizar, o usuário pode compartilhar o resultado da economia de água nas redes sociais. 

Aonde convem  O aplicativo reune encartes de lojas e supermercados com ofertas e promoções junto com o período que elas expiram. É possível encontrar um preço mais em conta para todo tipo de produto e fazer uma boa pesquisa antes de decidir onde realmente vai comprar. Também é possível comparar descontos em farmácias, grandes redes e até mesmo lojas de materiais de construção. Disponível para iOS e Android.