Chef Tereza Paim cria versão do Tempero do Forte em Salvador

O tema da estreia será Baía de Todos os Santos - da carne de fumeiro aos frutos do mar; festival agora terá duas edições anuais

  • Foto do(a) author(a) Victor Villarpando
  • Victor Villarpando

Publicado em 30 de julho de 2017 às 16:06

- Atualizado há um ano

Tereza Paim: Tempero no Forte ganha versão em Salvador (Foto: Angeluci Figueiredo/Arquivo Correio)Realizado há 11 anos na Praia do Forte, o Festival Tempero no Forte virá para Salvador. O Tempero Bahia, que ocupará restaurantes de Itapuã ao Centro Histórico, vai rolar de 14 a 24 de setembro, sob o comando da chef Tereza Paim e de Djanira Dias. O tema da estreia é Baía de Todos os Santos - da carne de fumeiro aos frutos do mar. Com a novidade, o festival agora terá duas edições anuais, a da Praia do Forte e a de Salvador.

Um dos restaurantes participantes, o DOC Casual Dinning vai apostar no Goat Barbecue & Carolina Gold Sauce, “bode de Pintadas, Bahia, assado e defumado lentamente com molho de mostarda à American Barbecue”, descreve o chef Caco Marinho. Já Fabrício Lemos, do Origem, vai criar um menu em parceria com o chef Dalton Rangel: “Será um menu degustação especial em 8 etapas".

Durante o Festival, ocorrerá o Congresso da Boa Lembrança, que reunirá cerca de 50 chefs e donos de restaurantes de todo o Brasil. “Salvador precisa ter momentos dedicados à gastronomia. Isso sela um casamento, deixa um legado”, avalia Tereza, que vai levar para o Congresso sua moqueca em homenagem à chef Ana Bueno. Ela promoverá ainda um lounge dinner com 10 chefs e música no restaurante do Convento do Carmo. “Cada um vai trazer algo de seus estados”, diz.