Chegada do Maria gera alerta vermelho em San Martín e São Bartolomeu

Furacão subiu para categoria 5 e prevê ondas de 10 metros e ventos de até 260 km/h

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 08:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: NASA

O furacão Maria atinge nesta terça-feira (19) o arquipélago francês de Guadalupe, no Caribe, em particular o sul, onde as autoridades pediram à população que permaneça confinada, ao mesmo tempo em que decretaram alerta vermelho em outras duas ilhas, as de San Martín e São Bartolomeu. A informação é da "Agência EFE".

Segundo boletim do Guadalupe de Météo France, no sul são esperados ventos de 180 quilômetros por hora (km/h), com rajadas de 220km/h ou até superiores, durante várias horas.

Como as ondas deviam superar os 10 metros de altura, a meteorologia advertiu sobre a possibilidade de "submersões localizadas" em pontos da costa.

A prefeitura (delegação do governo) pediu à população que escute as previsões meteorológicas, que se mantenha abrigada e que não saia "sob qualquer pretexto".

O furacão tinha se aproximado de outra ilha francesa mais ao sul, a Martinica, causando apenas danos materiais limitados. Segundo as primeiras informações divulgadas pela prefeitura, 33 mil casas tinham ficado sem energia elétrica.

Quanto a San Martín e São Bartolomeu, que sofreram destruições catastróficas com a passagem do furacão Irma, o serviço Météo France lembra, em seu boletim de vigilância vermelha para os territórios, que entre a tarde de hoje e amanhã haverá ventos de 80 a 90km/h, com rajadas de 120 a 140km/h e ondas de 6 a 7 metros.

Além disso, estima-se que as chuvas podem superar os 100 litros por metro quadrado.

Trump declara emergência em Porto Rico e Ilhas Virgens por passagem do Maria

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a declaração de estado de emergência para Porto Rico e as Ilhas Virgens, por conta da passagem do furacão Maria. As informações são da agência de notícia EFE.

O olho do Maria, fortalecido a categoria de intensidade 5, a máxima, tocou a terra nesta segunda-feira (18) na ilha de Dominica, nas Pequenas Antilhas, e está previsto que chegue em Porto Rico e nas Ilhas Virgens entre a noite de terça-feira (19) e quarta-feira (20).

A ordem de Trump autoriza ao Departamento de Segurança Nacional dos EUA e à Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, sigla em inglês) a coordenar as ajudas de urgência, segundo um comunicado divulgado pelo Escritório de Assuntos Federais de Porto Rico em Washington.

"Esta ação ajudará a aliviar o sofrimento e as dificuldades que a situação pode trazer para a população local e fornece assistência adequada para tomar as medidas necessárias de emergência", diz a ordem assinada por Trump. Por último, indica que especificamente que a Fema está autorizada a "identificar, mobilizar e fornecer a seu critério, equipes e recursos necessários para aliviar o impacto" da passagem do furacão.