Chile estaria na repescagem se não tivesse recorrido à Fifa

Federação chilena ganhou pontos por causa da escalação irregular de um jogador da Bolívia; recurso também ajudou o Peru

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 11 de outubro de 2017 às 09:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Nelson Almeida/AFP

As seleções de Chile e Peru viveram sensações bem diferentes dentro das quatro linhas na noite de terça-feira (10). A primeira perdeu para o Brasil por 3x0, amargou o sexto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas e encerrou qualquer chance de participar da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. A segunda empatou em 1x1 com a Colômbia, ficou com a quinta colocação e com a chance de brigar por vaga no Mundial através da repescagem que disputará contra a Nova Zelândia.

Chile e Peru somaram os mesmos 26 pontos nas Eliminatórias. A alegria de um e a tristeza do outro foram definidas pelo saldo de gols: 1 do Peru contra -1 do Chile. Por ironia do destino, as duas seleções viveriam emoções inversas se a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (equivalente chilena da CBF) não tivesse recorrido à Fifa por causa da escalação irregular de um jogador da Bolívia.

No dia 6 de setembro do ano passado, Chile e Bolívia empataram em 0x0, no estádio Monumental, em Santiago. Porém, a Bolívia escalou o paraguaio naturalizado boliviano Nelson Cabrera e ele não havia cumprido a exigência de ter morado cinco anos seguidos no país. A Fifa declarou o Chile vencedor da partida por 3x0, só que o resultado beneficiou também o Peru, que tinha sido derrotado pela Bolívia por 2x0 na rodada anterior das Eliminatórias com Nelson Cabrera em campo. Assim como aconteceu com o Chile, a seleção peruana, portanto, também foi declarada vencedora do confronto por 3x0.

Esses três pontinhos extras do Peru foram decisivos ao final das Eliminatórias, porque, como o Chile havia empatado com a Bolívia, ganhou de fato dois pontos após o recurso. Já o Peru, que tinha perdido o jogo, somou três.

Se a seleção chilena não tivesse entrado com o recurso junto à Fifa, o Chile teria somado no total os mesmos 24 pontos do Paraguai, mas ganharia no saldo de gols e ficaria com o 5º lugar e o direito de disputar a repescagem. O Peru teria somado 23 pontos, terminaria em 7º lugar e ficaria fora da Copa do Mundo 2018.