Assine

Cidades de todo o país participam da 13ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo


 

Celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, produtos que contaminam o solo e a água

  • Murilo Gitel

Publicado em 13/08/2017 às 05:38:00
Atualizado em 17/04/2023 às 10:22:07

Ao mesmo tempo em que ostenta a liderança mundial no consumo de agrotóxicos, o Brasil também é o país que mais destina corretamente (94%) as embalagens plásticas primárias que armazenam esses produtos, o que minimiza os impactos ao meio ambiente, uma vez que esses recipientes podem contaminar, por exemplo, o solo e os rios.

Para marcar o Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado em 18 de agosto, oito municípios baianos promoverão atividades relacionadas ao tema: Conceição do Jacuípe, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Vitória da Conquista, Roda Velha, Ilhéus, Rosário e Barreiras. Em todo o Brasil participarão mais de 100 unidades de recebimento de 22 estados.

Sob o tema “Quando cada um cumpre a sua parte, temos muitos motivos para comemorar”, a data reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), que tem o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) como núcleo de inteligência.

Resultados

De acordo com o inpEV, o Sistema Campo Limpo já destinou corretamente 420 mil toneladas de embalagens desde 2002, quando o programa entrou em operação. “É o momento de disseminar conhecimento sobre conservação ambiental e boas práticas no campo. Sempre em nome da saúde do planeta e das futuras gerações”, ressalta João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV.

No primeiro semestre deste ano, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas) retirou dos campos do Nordeste do Brasil 2.742 toneladas dessas embalagens. Essa quantidade corresponde a 12% do total destinado no País. Na Bahia, 1.678 toneladas de embalagens foram devolvidas, o que corresponde a 7,1% do total nacional.

Atividades

Entre as atividades previstas para a data, destaque para o Dia de Portas Abertas, quando as centrais recebem a comunidade para mostrar o funcionamento da operação.

Outras ações também serão realizadas: o DNCL na Escola, concurso onde as escolas do entorno inscrevem ações organizadas por seus professores, com o objetivo de promover a conscientização ambiental junto aos alunos, e concorrem a prêmios; o DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de ensino médio e universitário; o DNCL Ação com Agricultor, evento responsável pela difusão de novas tecnologias e soluções sustentáveis

entre agricultores; o DNCL Solenidade, evento para homenagear ou receber autoridades; e a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas a favor do meio ambiente.

Data

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto de 2008, por meio da Lei Federal 11.657/08. A celebração já reuniu mais de um milhão de pessoas de todo o Brasil desde sua primeira edição, em 2005, e vai mobilizar, além dos elos envolvidos no programa, a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias.

A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de agrotóxicos, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.