Codesal diz que casarão em risco do Barbalho é tombado e Ipac nega

Por conta do risco de desabamento uma das ruas do bairro precisou ser interditada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2017 às 18:47

- Atualizado há um ano

Quem trafega pelo bairro do Barbalho, em Salvador, e pretendia passar pela rua Professor Viegas precisa mudar de rota. O trecho final da rua, próximo da Ladeira da Soledade, permanece interditado desde a manhã desta quinta-feira (20) por conta do risco de desabamento de um casarão. A alternativa para motoristas e moradores é usar a Rua Emídio dos Santos para continuar o trajeto, segundo a Transalvador.O prédio corre risco de desabar (Foto: Nilson Marinho/ CORREIO)O prédio fica na esquina das ruas Professor Viegas e São José de Baixo e está com a estrutura comprometida. Segundo a Codesal, o casarão foi vistoriado em maio deste ano e foi constatado o risco de desabamento. Na época, um oficio foi encaminhado para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão ligado ao governo do estado, avisando dos problemas. Em nota, o Ipac informou que o prédio não é tombado pelo Instituto e que a prefeitura precisa procurar o proprietário o imóvel. Confira o posicionamento na íntegra:

O IPAC informa que o Casarão da Rua Professor Viegas, no bairro do Barbalho, está fora da poligonal de tombamento do Estado no bairro da Soledade, não podendo o instituto ter responsabilidade nessa jurisdição. Pelas leis municipais, estaduais e federais vigentes, a responsabilidade, inclusive judicial e criminal, desse Casarão é do Proprietário do imóvel, cujo nome a Prefeitura Municipal de Salvador detém. Em segunda instância, a responsabilidade é da Prefeitura de Salvador, já que ela é detentora do uso e ocupação do solo urbano da capital, inclusive com poder legal de retirada de pessoas e isolamento de áreas.Também em nota, a Codesal informou que emitiu um novo ofício para o Ipac nesta quinta-feira e que vai aguardar a resposta oficial do Instituto para adotar novas medidas. Confira o posicionamento do órgão na íntegra: 

Em relação ao casarão localizado na Rua Professor Viegas, no bairro do Barbalho, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) informa que enviou o ofício 506/17 em 3 de maio para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) dando conhecimento da situação do imóvel e solicitando as providências cabíveis. No dia 20 de julho a Codesal reiterou o ofício 506 através do ofício 1028/17 informando que a situação se agravou. A Codesal aguarda a resposta oficial do IPAC. Como providência emergência, a Codesal solicitou a Transalvador interdição da Rua para evitar trânsito de veículos.