Com cinco baianos, Brasil estreia no Mundial de canoagem em Racice

Atuais campeões, Isaquias Queiroz e Erlon Souza tentarão o bicampeonato

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 16:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O Brasil inicia na quarta-feira (23) a busca por medalhas no Mundial de canoagem velocidade e paracanoagem de Racice, na República Tcheca. A competição é considerada a mais importante das modalidades em 2017, primeiro ano do ciclo olímpico para Tóquio-2020.

A cerimônia de abertura está marcada para 12h (horário de Salvador). Os atletas da paracanoagem serão os primeiros a entrar nas águas da Labe Arena Racice em busca de vagas nas semifinais dos 200m.

O Brasil será representado no masculino por Luís Carlos Cardoso (nas categoria KL1 e VL1), Igor Tofalini (KL2) e Caio Ribeiro (KL3 e VL3). No feminino, as representantes serão Adriana Azevedo (KL1), Debora Benevides (KL2 e VL2) e Mari Santili (KL3).

Baianos em ação Já as competições de canoagem velocidade terão início na quinta-feira (24). Ao todo, cinco baianos estarão na disputa. Vencedor de três medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Isaquias Queiroz puxa a fila ao lado de Erlon Souza (medalha de prata no Rio 2016). Os dois são os atuais campeões mundiais na prova de C2 1000m e vão buscar o bicampeonato. O outro baiano no time é Maico dos Santos. O gaúcho Edson Silva e o paranaense Vagner Souta completam a equipe masculina de velocidade.

Entre as mulheres, Valdenice Conceição buscará a medalha na modalidade C1 200m e Andrea Oliveira - medalha de ouro na Copa do Mundo da Hungria, em maio -, disputará o C2 500m (ao lado da paulista Angela da Silva). Ambas são baianas. O Mundial da República Tcheca será o primeiro após o anúncio da canoa feminina no calendário de provas para Tóquio 2020.

"Este Mundial é, para nós atletas, um ‘start’ para os próximos Jogos. Vamos sentir o nível dos atletas que vamos competir, trazer mais medalhas para casa e fazer com que a canoagem velocidade tenha mais visibilidade nas mídias brasileiras”, disse Edson Silva.