Com dois jogos em casa, Bahia tentará repetir sequência do 1º turno

Esquadrão só ganhou duas partidas consecutivas quando jogou duas vezes seguidas na Fonte Nova

Publicado em 15 de agosto de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia terá dois jogos consecutivos na Fonte Nova na sequência do Brasileirão, contra o Vasco no próximo domingo (20) e o Botafogo no seguinte (27). O fator casa é uma boa oportunidade para o time se afastar da zona de rebaixamento. Com 23 pontos, o tricolor é o 15º colocado, um ponto à frente do Z4, que tem a Chapecoense em 17º lugar, porém com uma partida a menos. O São Paulo, 16º, também tem 22 pontos.

O Bahia só conseguiu vencer duas partidas seguidas no campeonato uma vez. Foi diante do Atlético Goianiense (3x0) e do Cruzeiro (1x0), nos dias 4 e 8 de junho, ambos na Fonte Nova. Aquelas eram a 4ª e 5ª rodadas da Série A, e o então técnico Jorginho estreava com uma arrancada que levava o time do 13º ao 6º lugar.

Embalo igual a esse não veio mais. E coincidentemente ou não, o Bahia também não teve outra sequência de jogos em casa ao longo das 20 rodadas. Mesmo quando o time ficou cinco partidas sem perder, recorde tricolor na edição 2017, a equipe não conseguiu ganhar duas consecutivas. Foram dois empates contra Vitória e Fluminense, um triunfo sobre a Ponte Preta, empate diante do Avaí e triunfo contra o Atlético Mineiro, entre a 11ª e a 15ª rodadas.

Promovido interinamente após a demissão de Jorginho, no dia 31 de julho, Preto Casagrande ainda não sabe se comandará o time diante do Vasco. De qualquer maneira, após a goleada de 4x1 sofrida para o Atlético Paranaense no último domingo (13), marcada pela desatenção dos jogadores tricolores nos lances que geraram os gols adversários, Preto alertou o time para não repetir os erros. “É focar naquilo que foi falado, na necessidade de estar concentrado o tempo todo. Hoje em dia não dá para admitir mais a desatenção. Tudo é treinado, programado, estudamos o Atlético, conseguimos neutralizar no primeiro tempo, mas no segundo tivemos vacilos e pagamos o preço”.

Dos 18 jogos restantes no segundo turno, o Esquadrão fará dez como mandante e oito como visitante. Nesse período, por três vezes o Bahia terá dois jogos seguidos em casa. Além da sequência mais próxima contra Vasco e Botafogo, haverá também contra Grêmio e Coritiba, nos dias 23 e 27 de setembro, e contra Atlético-MG e Santos, nos dias 11 e 15 de novembro.

Contra o Vasco, o zagueiro Eder recebeu o terceiro cartão amarelo e não poderá atuar. Em compensação, Lucas Fonseca retorna de suspensão. Armero, Allione e Vinícius serão reavaliados durante a semana e podem ter condições de jogo. O último é o que tem mais chance de retornar, já que realizou exame de imagem e nenhuma lesão foi constatada.

O elenco chegou de Curitiba na noite de segunda-feira (14) e se reapresenta nesta terça (15), no Fazendão.