Com mais autonomia, Gear IconX é boa opção de fone sem fio

Leia análise do produto, lançado pela Samsung no final de 2017

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 17 de janeiro de 2018 às 13:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Carol Neves/CORREIO

Livre, leve e solta. Essa é a sensação de usar fones sem fio no dia a dia para ouvir músicas, podcasts e o que mais lhe aprouver. Mas isso cobra um preço. Na verdade, alguns: o preço em si, que ainda é alto, e o fato de que os fones sem fio ainda têm algumas limitações. O CORREIO testou a nova versão do Gear IconX da Samsung no último mês e compartilha agora a experiência.

Os fones da Samsung são pretos e discretos, na medida do possível, embora estejam 2 g mais pesados que a versão anterior. O modelo traz três opções com pares de borrachinha  e fixadores intra-auriculares de encaixe com diferentes tamanhos para que o usuário busque o que lhe dá mais conforto. A fixação é firme - mesmo correndo, o fone não caiu. Depois de algumas horas de uso, contudo, já é possível sentir certo cansaço, mas nada fora do comum.

A case que guarda os fones é carregadora e tem dois LEDs frontais que informam se eles estão carregados ou não. Atrás, há um botão Bluetooth para ativar o pareamento e uma outra luz que sinaliza se a case está carregada ou não. Para fazer o carregamento da case e, logo, dos fones, há uma entrada USB-C. Ah! O medo de perder um objeto tão pequeno é real, então o ideal é sempre guardar os fones na case mesmo - colocar no bolso rapidinho, ou dentro da bolsa, pode ser a receita para um final triste.

Os fones têm controle com toques - um toque para começar ou pausar uma música, toque duplo para pular a música ou atender ligação, toque triplo para voltar uma música e assim por diante. Como é sempre o caso em controle por gesto, demora um pouco para pegar o jeito, mas em geral funciona, embora às vezes, inexplicavelmente, deixe na mão.  (Foto: Carol Neves/CORREIO) Um diferencial do Gear IconX é que os fones têm a possibilidade de armazenamento, com 4GB disponíveis. Para passar conteúdo, é preciso baixar o gerenciador da Samsung no computador (disponível para Windows) ou Android (compatível a partir do 4.4) e sincronizar os fones via bluetooth. Você também pode usar um adaptador USB, que vem com o fone, e transferir via cabo. O fone também tem monitoramento de atividade física, mas somente pelo Samsung Gear - não é possível integrar os dados com nenhuma outra plataforma. Para parear com iOS, é preciso, com a caixinha fechada, apertar o botão de bluetooth do case até que ele apareça na lista de dispositivos do celular. Vários recursos não funcionam, contudo, como o controle de gestos. 

O grande upgrade da nova versão do Gear IconX sem dúvida é a autonomia. O primeiro fone, de 2016, aguentava 90 minutos de transmissão de áudio via bluetooth - ou três horas, caso o conteúdo estivesse localmente armazenado. A Samsung informa que a versão atual do fone tem autonomia de até sete horas para execução interna e cinco horas via Bluetooth. Nos testes, chegamos em números bem próximos. Ouvindo música via bluetooth, foram cerca de 4h30 até a bateria acabar.  Com o conteúdo armazenado, o uso bateu nas 7h.

É uma autonomia interessante na tentativa de driblar o que é uma das desvantagens do fone sem fio, que é a interrupção do uso para carregar - vale ressaltar que a case permite dar uma carga extra aos fones. Mas é isso: é sempre bom estar preparado, com a case carregada, ou levando seu carregador, para não ficar na mão se for usar o fone por um tempo mais prolongado. E vale destacar que nos testou levou cerca de 4h30 para carregar completamente os fones e a case, usando um carregador padrão de 5w (o fone vem com cabo, mas sem o carregador). É um tempo relativamente alto.

Outro ponto que vale destacar é que dificilmente fones sem fio, pelo menos no estágio que estamos agora, terão a mesma qualidade de fones topo de linha. Não é o objetivo desses aparelhos servir para audiófilos. Ainda assim, a qualidade aqui é bastante decente e quem usa os fones que vêm com os smartphones ficará plenamente satisfeito. 

O Gear IconX chegou ao Brasil com preço de R$ 1.499. É, inegavelmente, caro. Vale a pena? Isso vai depender dos seus interesses. Se você está procurando um fone in-ear totalmente sem fios, as opções ainda são poucas e o Gear IconX é um fone de qualidade - ajuda se você já estiver no ecossistema da Samsung. Os fones são especialmente interessantes para quem pratica esportes, já que esquentam menos as orelhas que opções over the ear, são leves e agradáveis. Para quem não pratica esportes, pode ser encarado como um luxo, mas do ponto de vista de alguém que tem usado fones sem fio de maneira rotineira, é uma praticidade que acaba conquistando e se tornando indispensável. Fone da Samsung é discreto (Foto: Carol Neves/CORREIO)