Com volta de Varejão, Petrovic convoca seleção de basquete

Mesmo sem clube, ala-pivô de 35 anos está de volta à equipe nacional que disputa a eliminatória pro Mundial da China

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 7 de novembro de 2017 às 15:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/Divulgação

Com um elenco bem mesclado, o técnico Aleksandar Petrovic realizou nesta terça (7) sua primeira convocação da seleção brasileira masculina de basquete. A lista, com 14 nomes, é para os jogos contra Chile, de 24, em Osorno, e contra Venezuela, três dias depois, no Rio de Janeiro, válidos pelas eliminatórias sul-americanas para o Mundial da China, em 2019. Será a primeira vez que o novo sistema de classificação da Fiba será disputado.

As novidades ficam por conta da volta de veteranos como o ala-pivô Anderson Varejão, de 35 anos, que está sem clube desde o início do ano, quando foi dispensado pelo Golden State Warriors; Alex, de 37 anos, do Bauru; e Marcelinho Huertas, de 34 anos, que atua no Baskonia, da Espanha. O trio, entre outros convocados, não participou da Copa América, entre o final de agosto e o início de setembro, quando o Brasil foi desclassificado ainda na primeira fase e nem vaga para o Pan-Americano de Lima-2019 conseguiu. 

"Acompanhamos Anderson Varejão desde o começo dos treinos dele. Está pronto, preparado para jogar pela seleção brasileira. Contamos com ele para esses jogos e esperamos que corresponda com a qualidade que sempre teve", garantiu Petrovic.

Ao lado dos veteranos, o técnico croata também chamou jovens valores como o armador Yago, de 18 anos, do Paulistano, o ala-pivô Lucas DIas, de 22 anos, também do Paulistano, e o pivô Lucas Mariano, de 23, do Vasco. Os dois últimos, estiveram na Copa América. Petrovic ainda convocou o ala Jonathan, de 30 anos, do Paulistano, que havia servido a seleção somente em convocações de equipes B. 

Jogadores que atuam na NBA, como Nenê, Cristiano Felício, Raulzinho e Lucas Bebê, não foram chamados, já que seus times não iriam liberá-los. Nos jogos que acontecerão em fevereiro, contra Colômbia e Chile, ambos dentro de casa, a medida deve se manter, mas em junho e julho, contra Venezuela e Colômbia, ambos fora de casa, os atletas da liga americana não terão jogos a disputar pela NBA, só dependendo de uma liberação simples de suas equipes.  Huertas também ainda não está 100% certo, por isso, Petrovic chamou um armador a mais.

"Podem esperar duas vitórias. Vamos brigar por isso. Vou me preocupar bastante com a defesa do Brasil para fazermos jogos intensos. Não me preocupo com o ataque do Brasil", assegurou o técnico. Confira todos os convocados:

Armadores: Fúlvio (Vasco), Marcelinho Huertas (Baskonia-ESP), Ricardo Fischer (Bilbao-ESP) e Yago (Paulistano)Alas: Alex Garcia (Bauru), Jhonatan (Paulistano), Léo Meindl (Franca), Marquinhos (Flamengo) e Vitor Benite (Murcia-ESP)Alas-pivôs e pivôs: Anderson Varejão (Sem clube), Augusto Lima (Besiktas), Lucas Dias (Paulistano), Lucas Mariano (Vasco) e Rafael Hettsheimer (Bauru)