Como fazer a família economizar?

Por Edísio Freire

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 07:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Como ajustar as contas quando a família não compreende que é preciso economizar? tem sido muito difícil envolver meus filhos nisso. Qual a estratégia, Edísio? Marco Tulio

Olá Marco. Quando falamos em planejamento financeiro pessoal, não dá para deixar a família de fora, seria como remar contra a maré e, sem a família, todo esforço feito será em vão. De certa forma é muito difícil realizar um planejamento familiar quando membros da família não querem colaborar, mas é preciso ter firmeza nas ações. O ideal é que os filhos cresçam em um ambiente de boa educação financeira, mas quando isso não for possível, a melhor estratégia é tomar a dianteira e assumir o papel de líder neste processo, tomando as rédeas do orçamento doméstico. Uma boa conversa apresentando dados financeiro para ilustrar o impacto no médio e longo prazo  pode servir como instrumento de conscientização da família para que passem a cooperar. Sabemos que não é fácil, mas é extremamente necessário vencer essa etapa para que o seu planejamento tenha sucesso.

Títulos de capitalização valem a pena? Adriana Silva

 Olá Adriana. Título de Capitalização é um produto oferecido pelas instituições financeiras que vende a chance de ser sorteado e ganhar um prêmio em dinheiro. Acontece que na prática essas instituições vendem esses títulos como se fossem produtos de investimento, o que definitivamente eles estão muito longe de ser. Não posso considerar investimento um produto em que eu pago durante anos e no final eu recebo de volta menos do que eu gastei. Faz sentido para você? Há de considerar que essa é a característica desse produto, o problema á forma como ele é comercializado, gerando ilusão de que é um investimento.

Quero usar meu 13º para negociar algumas dívidas. Qual é a melhor maneira de tentar negociar um desconto nas taxas de juros? Regina Santos

Olá Regina. Usar o dinheiro extra no final do ano para negociar dívidas, é uma boa estratégia, pois os juros que paga certamente estão corroendo sua capacidade de compra e pode ampliar seu nível de endividamento. A melhor maneira de conseguir uma boa negociação é avaliando quanto você pode dispor para pagamento das dívidas e em seguida buscar um acordo com a instituição financeira, propondo o que for adequado para você. Ao buscar essa negociação, priorize as dívidas que têm um maior custo, ou seja, aquelas de juros mais altos, pois são as que destroem seu poder de compra mais rapidamente.