Como planejar a compra de um carro?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 06:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

É melhor investir 10 mil no Tesouro Nacional, fazer alguma aplicação no mercado financeiro (sendo que não entendo nada de mercado financeiro) ou deixar guardado na poupança? Gustavo Vieira Olá Gustavo. A primeira coisa a ser feita, na verdade você já fez, foi se organizar e economizar 10 mil reais, agora é escolher a opção de investimento mais adequada e deixar o dinheiro rendendo. O ponto central para saber qual o melhor investimento é conhecer seus planos para usar esse recurso, contudo, comparando o Tesouro Direto com a Poupança, lhe digo que existem títulos públicos com rentabilidade 30% melhor que a poupança. Mas se tiver com um pouquinho de disposição, avance nas pesquisas e descobrirá que o mercado oferece fundos de investimento rendendo melhor que o Tesouro, mas tudo vai depender do valor e do prazo que o dinheiro ficará aplicado. A regra é simples, quanto maior o tempo de investimento, maior será a rentabilidade, guardada as devidas proporcionalidades em relação ao risco.

Como planejar a compra de um carro sem colocar em risco as minhas finanças? Ramon Santos Olá Ramon. A melhor forma de proteger suas finanças evitando coloca-la em risco, é fazendo um bom planejamento financeiro. A compra do carro pode ocorrer sem comprometer seu orçamento, basta que analise cuidadosamente a inserção dessa despesa no seu gasto mensal. Comprar um carro sem se planejar é contar demais com a sorte, fatalmente terá problemas com as finanças e estará colocando em risco seu equilíbrio financeiro. Para decidir bem, verifique todos os gastos que terá com a compra do carro, como a transferência, o IPVA, manutenção, se for o caso, e por fim, avalie se o valor da parcela do financiamento cabe no seu bolso, ou seja, se não vai comprometer o seu orçamento doméstico. Se não couber no orçamento, recomendo repensar para evitar maior dano no futuro.

Vou passar a dividir um apartamento com outras duas amigas. Qual a melhor maneira de fazer a gestão do rateio das despesas? Maria Lima Olá Maria. Dividir a moradia com outras pessoas é uma boa alternativa para reduzir os gastos mensais e manter o orçamento em equilíbrio. Existem várias formas de fazer esse rateio, vai depender muito de como combinaram essa morada, se uma das três é a proprietária do imóvel, se alguém ficará com o maior quarto, enfim, depende muito da forma como vocês convivem. Mas de um modo geral, eu lhe diria que as despesas fixas podem ser dividas igualmente, como o aluguel, condomínio, energia, dentre outras. As despesas variáveis como alimentação, por exemplo, rateia igualmente o supermercado básico, e os itens de preferência individual, cada uma compra o que quiser. É uma maneira simples de dividir as despesas de forma justa. Mas se houver alguma particularidade, esta deverá ser tratada como tal para evitar injustiça na divisão.