Confira 5 dicas para cuidar do seu pet no verão

Pausas para hidratação, atenção aos horários de passeio e uso do filtro solar estão entre as atenções que o seu bichinho precisa nessa época do ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2017 às 10:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

A chegada do verão e o aumento nas temperaturas exigem cuidados especiais para os animais de estimação. Se os dias quentes são convidativos para passeios ao ar livre, praias e viagens, o bem-estar dos pets requer atenção redobrada nessa época do ano.

Segundo a veterinária Stéfany Figueirêdo, “Os pets precisam de atenção especial sempre. No entanto, as temperaturas mais altas do verão causam muitos incômodos aos animais, principalmente àqueles cães de focinho curto (branquicefálicos), como os shih-tzus, pugs e bulldogs. Além disso, é no verão que aumentam os riscos de desidratação, infestação por parasitas (principalmente pulgas e carrapatos), insolação e até queimaduras”, afirma.

Pensando no bem-estar dos bichinhos, o Sou Verão - projeto do Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sabin e Vitalmed, convidou a veterinária Stéfany Figueirêdo para listar cinco cuidados essenciais nessa época do ano. Confere aí!

1 - Oferecer sempre água limpa e fresca

Costumo indicar para os responsáveis que deixem 1 ou 2 cubinhos de gelo na vasilha durante o dia para manter a água sempre geladinha. A ingestão de água costuma ser bem maior quando é feito assim. Água fresca ajuda a amenizar a sensação térmica causada pelas altas temperaturas, principalmente porque os cães transpiram também pela boca.

2 - Evitar passeios nos horários de maior radiação solar - entre as 9h e as 16h

Indico que os passeios sejam feitos sempre de manhã cedo, até das 8h, e a tarde, a partir das 17h. Isso porque os cães possuem uma almofadinha nas patas chamadas de "coxin", sensíveis a temperaturas elevadas, como a do asfalto, no horário de maior luminosidade, por exemplo.

3 - Nunca deixar o animal no carro

Jamais deixar o seu pet dentro do carro fechado quando não puder permanecer com ele. O seu bichinho pode vir a óbito por conta da temperatura elevada dentro do ambiente.

4 - Prevenção contra pulgas e carrapatos

Os ectoparasitas têm o seu ciclo de vida dependente da temperatura ambiente, sendo mais rápido o desenvolvimento quando em altas temperaturas. Isso significa que, no verão, as pulgas e carrapatos se reproduzem muito mais rapidamente, aumentando os riscos de infestações. Atualmente existem diversas formas de prevenção contras esses parasitas. Adote sempre uma ou mais estratégias de prevenção às infestações, pois estes agentes transmitem doenças graves como a hemobartonelose (pulgas), erlichiose e babesiose (carrapatos).

5 - Utilizar sempre o filtro solar

Muitas pessoas não têm o hábito de utilizar filtro solar e por isso não utilizam em seus pets. Mas o cuidado com a pele e a proteção contra a alta radiação é tão importante para os peludos quanto é para nós. Os pets de pele clara têm maior propensão a desenvolverem neoplasias de pele (câncer de pele), por isso é importante, principalmente no verão, utilizar filtro solar (próprio para pets) nos pelos, orelhas e focinho. Além disso, é indicado manter a pele e os pelos sempre hidratados, a fim manter a sua integridade estrutural, evitando assim a ocorrência das dermatopatias (doenças de pele) durante todo o ano.

Sobre o Sou Verão

Esportes, música e diversão estão entre as ações propostas pelo projeto Sou Verão. Com atividades esportivas programadas para acontecer em 8 edições - sendo quatro na Ribeira, nos dias 2 e 9 de dezembro e nos dias 6 e 20 de janeiro, e quatro na Barra, dias 16 e 23 de dezembro e 13 e 27 de janeiro - as práticas incluem stand up paddle, caiaque, patins, longboard e frescobol, e serão oferecidas por instrutores que atenderão ao público de forma gratuita com inscrições feitas na hora e no local.

Além do esporte, o projeto conta ainda com o Palco Movimento, levando para as ruas o aulão da FitDance, aulas de ioga, zumba, Mahamudra e alongamento, além de coleta de lixo na areia e no mar, e bate-papos com personalidades convidadas pela editoria de Esporte do Correio, sempre das 8h às 12h.

Quando o assunto é música, o shows ocorrerão a partir da última semana de dezembro, com apresentações gratuitas dos artistas e bandas Maglore (23 de dezembro), Pedro Pondé  (6 de janeiro) Larissa Luz e Ministereo Público (13 de janeiro) e Àttooxxá (20 de janeiro). As apresentações estão marcadas para as 19h, no Largo da Mariquita – Rio Vermelho