Confira como foi a eleição de Guilherme Bellintani

Sócios escolheram novo presidente e conselheiros para triênio 2018-2020

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 9 de dezembro de 2017 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Robson Mendes / Arquivo CORREIO

Neste sábado (9), os sócios com um ano de carência escolheram o novo presidente do Bahia e os 100 novos conselheiros para os próximos três anos. A votação ocorreu na Arena Fonte Nova e teve Guilherme Bellintani como vencedor. Acompanhe como foi a eleição em tempo real.

***

21h15: Resultado final da eleição para Diretoria Executiva:

Guilherme Bellintani - 81,48% (3.626 votos) Abílio Freire - 9,24% (411 votos) Fernando Jorge - 8,79% (391 votos) Binha de São Caetano - 0,49% (22 votos)

Número de votos válidos: 4.450 Brancos: 4 Nulos: 18

***

21h06: Clube ainda não divulgou os números exatos da apuração, mas já se sabe que Abílio Freire foi o sgeundo colocado na eleição.

***

20h07: Votos das urnas de cédulas ainda não foram computados, mas não mudarão resultado final da eleição para a diretoria executiva. 

***

19h55: "O desafio do Bahia é, cada vez mais, voltar a um status e um lugar que já ocupou num cenário nacional. O Bahia precisa voltar a ter resultados em campo que sejam convergentes com seu resultado histórico, com sua biografia", afirmou Bellintani, antes de convocar seus eleitores a 'bebemorar'.

*** Bellintani (de branco) abraça Marcelo Sant'Ana, ex-presidente e agora conselheiro do Bahia (Foto: Bruno Queiroz/CORREIO) ***

19h42: Bellintani teve 82% dos votos da eleição

*** Bellintani comemora resultado da eleição (Foto: ECBahia/Divulgação) 19h27: Com cerca de 80% dos votos, Guilherme Bellintani é o novo presidnte do Esporte Clube Bahia!

***

19h22: Grupo Revolução Tricolor foi a mais votada para o Conselho Deliberativo, com 40.8 % dos votos. Terá 40 ou 41 cadeiras. Atual presidente Marcelo Sant'Ana é o número 31 da chapa e tornará-se conselheiro do clube. 

***

19h10: Restam duas urnas eletrônicas e duas de papel. Guilherme Bellintani está com pouco mais de 80% dos votos. Revolução Tricolor é a mais votada para o conselho com cerca de 40%. 

*** 

19h00: Faltam três urnas eletrônicas e duas manuais. Daqui a pouco, o resultado da eleição do Bahia.

*** 

18h43: Restam 9 urnas eletrônicas e duas em cédula. Guilherme Bellintani lidera com cerca de 75% dos votos. Abilio Freire e Fernando Jorge Carneiro se revezam na segunda posição.

*** 

17h52: Geraldo Tripodi, integrante da chapa "A Voz do Campeão", garantiu que já está com uma petição pronta para ingressar no judiciário, caso a Comissão Eleitoral leve em consideração a contagem dos votos das urnas das seções 19 e 20.  

*** 

17h31: A chapa "A Voz do Campeão" não concordou com a decisão de contabilizar os votos das seções 19 e 20 e disse que vai entrar com uma ação amanhã, para anular as eleições caso haja qualquer resutado se não a vitória da sua chapa. 

***

17h25: Representantes das chapas acabam de sair da sala em que estavam reunidos com a Comissão Eleitoral, que indeferiu o pedido de impugnação das seções 19 e 20. Com isso, os votos em cédula serão contabilizados. 

***

17:13: O diretor financeiro do clube, Marcelo Barros, já confirmou que independentemente do resultado das eleições, não vai ficar no clube. Ele foi contratado por Marcelo San'Ana ainda em dezembro de 2014. 

*** Expectativa na porta da sala da comissão eleitoral (Foto: Vitor Villar / CORREIO) 17h01 - Representantes das chapas se reúnem em frente à sala da comissão eleitoral para esperar o resultado das eleições. Clima é tranquilo, sem apreensão.

***

17h - Fechamento das urnas:

Eleição oficialmente encerrada. Expectativa é que cerca de 4 mil sócios votaram aqui na Fonte Nova. Última parcial computou quase 3.900 eleitores. A partir de agora, as urnas estão sendo levadas até a comissão eleitoral para início do processo de apuração dos votos. 

***

16h31 - Atualização dos votos:

Restando 30 minutos para o fechamento das urnas, a informação extra-oficial é de que quase 3900 sócios votaram na Fonte Nova. O comparecimento foi de pouco mais de 50%, já que 7224 sócios estão aptos ao voto. A parcial não conta com os votos em cédula de papel, que estão sob análise da comissão eleitoral.

***

15h55 - Assinatura negada

A chapa Mais Um, Baêa!, do candidato a presidente Abílio Freire, garantiu à reportagem do CORREIO de que não vai assinar o pedido de impugnação das urnas 19 e 20 (veja mais detalhes abaixo).

Segundo apuração, representantes de três chapas para a Diretoria Executiva e de oito chapas para o Conselho Deliberativo já assinaram o documento, que será levado à comissão eleitoral.

*** Bobô foi recebido por Binha de São Caetano (Foto: Bruno Queiroz / CORREIO) 15h43 - Ídolo do Bahia e deputado estadual, Bobô chega neste momento à Fonte Nova. Bicampeão brasileiro é conselheiro pelo Simplesmente Bahia e está na base de apoio de Guilherme Bellintani. Ele foi recebido pelo também candidato Binha de São Caetano.

***

15h23 - Chapas pedem impugnação

Atenção:

Neste momento, os coordenadores de algumas das chapas que concorrem ao Conselho Deliberativo e à Diretoria Executiva recolhem assinaturas para um termo concordando com a impugnação das urnas 19 e 20.

Nelas, votaram os sócios que regularizaram suas situações após o dia 30 de novembro, prazo final que constava no regimento da eleição. Também votaram nelas os que quitaram os meses atrasados na própria Fonte Nova, na Central de Atendimento ao Sócio.

O pedido original feito à comissão eleitoral a para impugnação das urnas partiu da chapa Voltar a Sorrir, do candidato Fernando Jorge.

***

15h11 - Informação extra-oficial: já foram computados cerca de 3500 votos. Um comparecimento de menos de 50%, já que o colégio eleitoral do tricolor é de 7224. Na eleição de 2014, foram pouco mais de 4200 votos.

*** Ex-jogadores pedem votos para Abílio Freire (Foto: Vitor Villar / CORREIO) 14h58 - Ex-jogadores do Bahia, Ávine e Marcelo Ramos estão na Fonte Nova. Eles apoiam o candidato Abílio Freire, da chapa Mais Um, Baêa!

*** Movimento tranquilo após filas nas sessões 19 e 20 (Foto: Vitor Villar/CORREIO) 14h - Movimento já é tranquilo nas urnas 19 e 20, que foram abertas para receber sócios que se regularizaram de última hora. Segundo a comissão eleitoral, estima-se que mais de 250 pessoas votaram nessas urnas.

***

13h - A única chapa impugnada foi a Bahia Gigante, que tinha Nelsival Menezes como candidato a presidente. Segundo a Comissão Eleitoral, Nelsival não apresentou a documentação completa exigida para o seu registro e deferimento,

***

12h30 - Ex-presidentes no pleito Paulo Maracajá votou no início da tarde (Foto: Bruno Queiroz/CORREIO) Os ex-presidentes Paulo Maracajá e Fernando Schmidt participaram do pleito e já deixaram os seus votos.

***

12h23 - Todos os candidatos votaram Bellintani vota com um dos filhos no colo (Foto: Vitor Villar/CORREIO) O último candidato a votar foi Guilherme Bellintani, da chapa Bahia 3.1. Fernando Jorge, Binha de São Caetano e Abílio Freire foram às urnas ainda pela manhã.

*** Já votou? Importante lembrar... (Foto: Reprodução) ***

11h41 - Nova sessão aberta

Por conta da quantidade de pessoas que se regularizaram de última hora tentando votar, a comissão eleitoral abriu uma nova urna, a 21ª. No regimento eleitoal, o prazo máximo para ficar em dia era o dia 30 de novembro. Por conta disso, a contabilização dessa e das urnas 19 e 20 ainda será analisada.

*** Ex-presidente Paulo Maracajá (centro) com neto Ricardo (direita) (Foto: Bruno Queiroz/CORREIO) 11h37 - O ex-presidente tricolor Paulo Maracajá chegou à Fonte Nova neste momento. Foi recebido pelo neto, Ricardo Maracajá, que é conselheiro candidato à reeleição.

*** Fila grande para ficar em dia (Foto: Bruno Queiroz/CORREIO) 11h34 - Fila grande na Central de Atendimento ao Sócio (CAS), instalado no estacionamento EDG da Fonte Nova. Nela, quem não estava em dia no dia 30 de novembro e não constou na lista de aptos ao voto pode regularizar a sua situação e votar nas urnas 19 e 20.

***

Nas redes sociais, Gilberto Gil já revelou em quem vai votar:

***

11h - Fila grande para votar nas urnas 19 e 20. Nelas, estão os sócios que regularizaram as suas situações após o dia 30 de novembro, prazo que constava no regimento. Os votos estão sendo recolhidos em cédulas de papel. A contabilização dessas urnas ainda será analisada pela comissão eleitoral. O candidato Fernando Jorge pediu impugnação dessas urnas.

***

10h52 - Fernando Schmidt, primeiro presidente eleito democraticamente no Bahia, também já presente na Fonte Nova. Ele posou para foto ao lado de Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz, candidatos aos cargos de presidente e vice, respectivamente. (Foto: Bruno Queiroz/CORREIO) ***

10h48 - Presidente e vice-presidente na Fonte

Marcelo Sant'Ana, que deixa a presidência hoje, e Pedro Henriques já presentes. Ambos concorrem a vagas no Conselho Deliberativo (Foto: Bruno Queiroz/CORREIO) ***

São exatamente 7224 sócios aptos a votar na eleição deste sábado (6)

***

10h45 - Três candidatos já votaram

O primeiro candidato à presidência a votar foi Fernando Jorge, logo depois que as urnas abriram, às 9h. Por volta das 10h, foi a vez de Binha de São Caetano. Abílio Freire depositou seu voto às 10h45. Guilherme Bellintani deve ser o último, às 11h.

***

10h30 - Comissão eleitoral pediu que todos os candidatos tirassem os banners e faixas com propaganda eleitoral que estavam nas grades e estacionamento do estádio.

***10h15 - Carlos Rátis, que foi interventor do Bahia em 2013, após a destituição de Marcelo Guimarães Filho, já votou por aqui  "Para nós, da comissão de intervenção, é sempre uma alegria renovada", disse (Foto: Bruno Queiroz/CORREIO) ***

09h50 - Sócios do Bahia já estão na Fonte Nova para votar. Movimento ainda é fraco (Foto: Bruno Queiroz/CORREIO) ***

9h30 - Pedido de impugnação de urnas

O candidato Fernando Jorge, da chapa Voltar a Sorrir, entrou com um pedido junto à comissão eleitoral para impugnar as urnas das sessões 19 e 20. Nelas, votarão os sócios que não estavam em dia com o clube antes do dia 30 de novembro e regularizaram a sua situação posteriormente.

Fernando Jorge pretende recorrer à Justiça caso o pedido não seja aceito pela comissão eleitoral. As urnas nestas seções estão sendo recolhidas por meio de cédula de papel. Nas demais, o voto é por urna eletrônica.

***

9h - Votação aberta!

Serviço ao sócio:

Acesso será pela Ladeira da Fonte das Pedras. A entrada dos sócios no estádio será pelas catracas do setor Leste, local onde ficarão localizadas as urnas de votação. 

Estacionamento EDG funcionará pelo valor de R$ 10 para o sócio. A entrada também é pela Ladeira da Fonte das Pedras. 

Para entrar, o sócio precisa estar com sua carteira de sócio-torcedor para ter acesso nas catracas, ou uma pulseira concedida pelo CAS (Central de Atendimento ao Sócio), que estará funcionando na Fonte durante o horário da eleição.

Para votar, o sócio do Bahia precisa levar algum documento oficial contendo foto e o número do CPF.

As seções de 1 a 18 funcionarão com urnas eletrônicas. As seções 19 e 20 são urnas para os que precisarem votar com cédula em papel.

Apuração poderá ser acompanhada pelos sócios de dentro do estádio, a partir das 17h. Antes disso, só entra quem for votar. Depois do voto, os torcedores não poderão ficar dentro do estádio.  

***

Conheça as principais propostas dos candidatos  Abílio Freire representa o grupo Mais Um, Baêa!, criado há cerca de dois anos (Betto Jr./CORREIO) Abílio Freire (número 10): tem como anseios reaproximar o clube do torcedor, principalmente os de menor renda, ir em busca de recursos públicos para utilizar a Cidade Tricolor e mudar a mentalidade do clube. “O Bahia precisa começar a ter o comportamento de time grande. Nós queremos que o Bahia, nos três anos de nossa gestão, seja campeão de três baianos, de três Copas do Nordeste e de uma Copa do Brasil. Claro que querer não é poder, mas querer já é um indicativo de luta e de vontade”, afirmou em entrevista ao CORREIO.  O popular Binha de São Caetano é um dos candidatos à presidência do Bahia (Foto: Almiro Lopes/CORREIO) Binha de São Caetano (número 88): fez sua campanha pautada pelo amor ao clube e tem como principal promessa tornar o Esquadrão campeão da Copa do Brasil e da Série A já no ano que vem. “Em primeiro lugar, eu amo o Bahia. Em segundo lugar, eu teria a maior alegria de ser presidente do Bahia. Eu quero ganhar a eleição para colocar o Bahia campeão da Copa do Brasil e Série A. A maior alegria da minha vida seria ser presidente do Bahia”,  declarou-se.  Fernando Jorge foi um dos autores da ação de intervenção (Foto: Carlos Casaes / Divulgação) Fernando Jorge (33): acredita que a gestão do Bahia vem em um bom caminho, mas rende críticas duras ao futebol do clube, que precisa ser reformulado, segundo ele. “No futebol profissional erramos muito, contratando 67 jogadores em três anos, 11 preparadores físicos, sete treinadores, quatro diretores de futebol. Disputamos três Baianos e ganhamos um. O nível do futebol baiano para um Bahia que eu penso era para ser tricampeão. Nas três Copas do Nordeste, ganhamos uma”, disse. Guilherme Bellintani concorre à presidência do Bahia nas eleições de 9 de dezembro (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) Guilherme Bellintani (31): tem como principal proposta alavancar a receita do clube no próximo triênio. “Qual o desafio do próximo presidente? Ampliar a receita. E fazer o que com essa ampliação de receita? Investir no futebol. Fazer com que a folha, que hoje é uma das menores do Brasil, temos a 16ª folha de futebol da Série A, passe por uma nova alavancagem, passe por crescimento e que a gente consiga gradativamente diminuir a desigualdade econômica que temos com os outros grandes clubes”, explicou.