Confira dicas para reduzir o consumo de combustível do seu veículo

Confira dicas para reduzir o consumo de combustível do seu veículo

Medidas podem ser tomadas para economizar no final do mês


O gasto com combustíveis em um ano pode variar entre R$ 2.890 e R$ 7.390 reais, segundo um estudo feito pela EXAME.com, com base em dados do ranking de consumo anual de combustíveis do Inmetro.

Para quem acredita que toda economia é válida, confira as dicas para gastar menos combustível.

1) Uso moderado do ar-condicionado
O ar-condicionado é responsável por cerca de 20% de aumento no consumo de combustível. Medidas como desligar o ar alguns minutos antes de chegar ao destino e estacionar o carro na sombra sempre que possível, para não precisar ligar o ar na maior velocidade, podem ser adotadas para diminuir o uso.

2) Reduzir o peso do veículo
Elimine do interior do carro objetos que não são usados no dia a dia. Quanto maior o peso bruto do seu carro, maior será a força necessária para fazê-lo andar e, portanto, maior o gasto de combustível.

3) Carros mais econômicos

Pode parecer a solução mais óbvia, mas para reduzir significativamente o consumo, a melhor solução é comprar um carro mais econômico. É possível consultar o ranking anual do Inmetro para saber quais são os carro que mais consomem combustível e os que menos consomem.

4) Dirija mais devagar
Quanto maior a velocidade, maior é a resistência do ar. Consequentemente, maior o consumo. Isso se aplica bem a velocidades mais altas. O consumo aumenta 25%, por exemplo, ao dirigir a 140km/h, segundo a Energy Saving Trust, organização que promove o uso de energia sustentável do Reino Unido.

5) Troca de marchas e direção suave
A troca de marcha deve ser feita nos momentos certos, sem esticar de forma exagerada entre uma e outra, já que essas 'esticadas' contribuem para um maior consumo de combustível.

Outro ponto importante é o pé no acelerador. A aceleração do veículo deve ser feita com suavidade, sem pisar muito no acelerador.

Um vício comum entre os motoristas é deixar o carro em ponto morto em descidas. O ideal é manter o carro engrenado e não acelerar. O que acontece nessa situação é o corte de combustível ao motor, provocado pelo sistema de injeção, evitando consumo. Já no ponto morto, o motor continua trabalhando em marcha lenta e consumindo combustível.

6) Calibre os pneus da forma correta
Um pneu calibrado incorretamente tem aumento de atrito com o solo, causando aumento do consumo. Para saber o nível correto de calibragem do seu carro, basta olhar o manual do veículo.