Conheça oportunidades de negócios em Paripe, o 5º bairro mais populoso de Salvador

CORREIO Encontros oferecerá crédito para empreendedores neste sábado (25)

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 24 de novembro de 2017 às 09:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

A rotina da confeiteira Laudiceia Lobo, que percorre, diariamente, as ruas do bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, para comercializar salgados e sucos que prepara,  não é nada fácil. Logo cedo,  acorda para assar e fritar os lanches recheados na noite anterior, além de carregar o carrinho de metal que armazena os produtos – e em seguida sai para faturar. Servir dezenas de pessoas diariamente e controlar a contabilidade parece desgastante para quem observa a ‘correria’ da confeiteira, e faz com que ela admita a falta que faz ter um ponto fixo para trabalhar com mais conforto. 

“Não reclamo da minha rotina, chego a vender cerca de 100 peças de salgado por dia, e consigo ter um faturamento razoável, porém assumo que seria melhor ter uma lanchonete com estrutura para receber meus clientes e também melhorar a qualidade  do meu trabalho”, explicou Laudiceia. Ela já pesquisou os pontos disponíveis e percebeu que só conseguiria realizar o sonho se conseguir um empréstimo. Aí é que surge o problema: “O meu medo são os juros que o banco cobra”, explica. Laudiceia vende salgados e precisa de crédito para crescer Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO O receio que a confeiteira tem em buscar crédito está longe de ser um caso isolado. O administrador Júnior Góes inicia sua rotina no estabelecimento comercial do qual é proprietário, o Depósito de Bebidas do Luís, logo cedo. O empreendimento,  que há 15 anos funciona na Rua Alamirante Tamandaré, chegou a ter quatro funcionários. Hoje só tem Júnior para tudo. Da gerência à limpeza. 

Na mesma rua, Graziela Gonçalves despacha e cuida  da contabilidade da loja que abriu com o sócio, Renan Correia,  há um ano, a Boutique  das Carnes. Além de rotinas agitadas e a prosperidade nos negócios, as histórias de Júnior, Laudiceia e Graziela coincidem em outro aspecto: todos optaram por investir no quinto bairro mais populoso de Salvador que, de acordo com especialistas, concentra um grande potencial de negócios.

O Depósito de Bebidas do Luís, a Boutique das Carnes e o carrinho de lanches de Laudiceia estão listados entre as 20 oportunidades de negócios com maior pontuação, segundo o Radar Sebrae. A ferramenta utiliza dados fornecidos pelos empreendimentos à Receita Federal e identifica o que é tendência. A partir de uma análise, avaliando o investimento, custo mensal, hábitos de consumo do bairro e concorrência.

Ambiente favorável Paripe tem mais de 55 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados  ainda indicam que a renda média mensal do bairro corresponde a R$ 406,09. Atualmente,  existem 780 empresas ativas no bairro,  segundo a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).

Analista técnica da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Marta Cardoso aponta que Paripe se consolidou como um bairro comercialmente viável e hoje o contingente empresarial local encontra-se representado em múltiplos segmentos, oferecendo variedade à população. 

Comércio e serviços Marta Cardoso ressalta a facilidade para a  prestação de serviços e ofertas de produtos a preços competitivos. “O que notamos é a descentralização dos negócios em bairros populares mais afastados do Centro. Os moradores acabam optando pela comodidade de comprar perto de casa, sem necessitar de contratempos como o trânsito”, explica. 

Júnior Goés conta que teve a ideia de investir na diversificação do despósito de bebidas, que herdou do pai, quando notou uma queda na movimentação do local. “Nós trabalhávamos principalmente com garrafas retornáveis, mas estávamos perdendo público para os supermercados e para os ambulantes. Daí então começamos a vender apenas embalagens descartáveis”, lembra. “Além disso, reformei toda a loja e trouxe outros produtos como bomboniere, lanches e artigos para churrasco, no estilo de uma loja de conveniência, daí as vendas melhoraram, esperamos que nessa reta final de ano cresçam ainda mais”, explica.

O investimento de Júnior parece ter sido acertado, já que, segundo o Radar Sebrae, Paripe não possui oferta na área de lojas de conveniência, e a oportunidade é a quarta melhor pontuada no ranking de negócios promissores da plataforma. A proprietária da Boutique de Carnes, Graziela Gonçalves, por sua vez, notou a necessidade de uma casa especializada para churrascos observando o comportamento da população local.

Segundo o Radar Sebrae, açougues e lojas de carnes hoje ocupam a 17ª posição no ranking de Paripe.

Planejar para prosperar Para o consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Guilherme Silva, os bairros populares com grande concentração demográfica possuem vida própria, por isso os horizontes são vastos quando o assunto é oportunidade de negócios. Contudo, o especialista ressalta a importância do planejamento estratégico antes da abertura de um novo negócio, ou mesmo no processo de ampliação de um empreendimento já existente. 

“Os passos são simples, é preciso estar disposto a trabalhar. Quando o empreendedor entende onde mora, a sensação de pertencimento facilita na solução do problema”, afirmou Guilherme. “É preciso conhecer as principais ferramentas de gestão e funcionamento do negócio”, sugere.

CORREIO Encontros apresenta opções de crédito  A confeiteira Laudiceia Lobo, carinhosamente chamada de “tia” pelos seus clientes, é modesta ao comentar o faturamento que registra com a atividade. “Dá para tirar um salário mínimo”, brinca. Em meio ao atendimento simultâneo de diversas pessoas, a empreendedora aproveita para pegar fôlego e comenta as dificuldades de ampliar os negócios. 

“Hoje,  tenho duas pessoas da família que me ajudam na produção dos salgados, o público elogia bastante, por isso chego a vender 100 peças por dia”, comenta Laudiceia. “Há algum tempo venho pensando em investir em um espaço físico e abrir uma lanchonete, mas já pesquisei imóveis e os preços de aluguel são muito altos aqui na região, assim só através de empréstimo”, diz. 

De olho nas oportunidades de crescimento, Laudiceia participará da 6ª edição da série CORREIO Encontros, amanhã, na Escola Municipal de Paripe - Rua Tupi, 111, Paripe, das 9h às 12h, com entrada franca. O evento busca apontar oportunidades dentro do próprio bairro, levando especialistas em empreendedorismo e gestão de empresas para auxiliar comerciantes na busca de otimização dos resultados de seus negócios. A programação conta com a presença da economista e gerente de negócios da Gerência de Microfinanças do Banco do Nordeste, Helijulene Alcântara, que irá conversar com os comerciantes sobre a importância do microcrédito para alavancar o negócio. 

O tema atraiu a costureira Urânia Mércia, que possui uma loja de aluguel de fantasias em Periperi. “Ano passado, precisei pegar o crédito, porém fiquei um pouco decepcionada pois o banco que consultei tem um limite muito inferior ao que eu estava buscando para MEIs, por isso agora já estou tentando visualizar uma nova possibilidade de empréstimo, pois planejo alugar duas novas salas para expandir minha loja”, explicou.

Helijuane explica que a proposta do BNB vai além da concessão de crédito, pois o sistema de microcrédito produtivo acompanhado ajuda  empreendedores como Urânia e Laudiceia a equilibrarem a aplicação dos recursos para otimizar o crescimento dos negócios. 

Paripe é o quarto bairro a receber evento do CORREIO em parceria com o BNB. A iniciativa já visitou os bairros de Cajazeiras, Plataforma e São Cristóvão, locais onde o banco deve inaugurar até dezembro postos de atendimento do Crediamigo.

O encontro ainda conta com a palestra do consultor de Inovação Industrial do Senai-BA Guilherme Silva que vai abordar aspectos dos desafios dessa forma de empreender, na construção de um grande negócio.

“Planejar para alcançar bons resultados empreendendo é uma ação importantíssima. O empreendedor deve conhecer bem as ferramentas e saber como utilizá-las da melhor forma, compartilhando o conhecimento e  fortalecendo a força de trabalho. Uma coisa é certa: existem várias maneiras de prosperar. Sozinho é a pior delas”, afirma Guilherme.

Vinte oportunidades em Paripe indicadas pelo Radar SebraeLanchonete -  Possui 34 empresas registradas no bairro. O Radar põe as lanchonetes no topo das  tendências. 

 Lavanderias  - Com apenas duas unidades ativas em Paripe, o negócio é avaliado pelo Sebrae como promissor.  

 Comércio de cosméticos - O baixo índice de fechamento de lojas do ramo entre 2010 e 2015 torna o ramo atrativo.

 Lojas de conveniência -  Não possui concorrência em Paripe. Pode despontar como boa oportunidade de negócio.  

 Academias  - Ramo de demanda no bairro. Possui seis unidades, sem registros de fechamento desde 2010.

 Bares e restaurantes - Investimento com bom potencial e custo de manutenção mensal moderado.

 Hortifrutigranjeiros - Baixo risco de fechamento de empresa. O negócio está em alta em bairros similares.

 Armarinhos  - Ramo considerado estável em bairros populares.Custo mensal  considerado razoável.

 Atividades  culturais -  Entre 2010 e 2015, nenhuma empresa do ramo foi fechada na região. 13   foram abertas.

 Salões de beleza -  Ramo aquecido, registrando a abertura de 118 novas empresas do segmento entre 2010 e 2015.

 Comércio de bebidas   - O Radar aponta que o tipo de negócio está em alta em bairros similares.

 Lava jatos  - Apenas quatro empresas registradas na região. Ramo considerado aquecido em Paripe.

 Espaços de festas  - Entre 2010 e 2015, cinco novas empresas se instalaram em Paripe. Custo mensal razoável.

 Casas lotéricas  - Apenas uma empresa registrada no bairro. Região registra grande demanda da população.

 Farmácias - Entre  2010 e 2015, o negócio foi considerado estável tendo quatro novas empressas abertas na região.

 Artigos do lar   -O ramo é considerado estável em bairros similares. O custo mensal é considerado razoável.

 Açougues  -Figura entre os ramos de estabilidade, sem registro de fechamentos entre 2010 e 2015.

 Presentes e bijuterias  - Também considerado estável, divide espaço com diversos  negócios complementares.

 Cursos diversos -O Radar diz que o negócio está em alta em bairros similares. Tem baixa concorrência no local.

 Mercadinhos -  Conta com custo mensal razoável. O ramo é apontado como estável em bairros populares.