Contra o Flu de Feira, Guto usará a quarta escalação diferente

Técnico tricolor mantém rodízio, mas até agora tem usado menos atletas do que no ano passado

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 05:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

No início da temporada o discurso era o mesmo do ano passado. “No primeiro momento, utilizamos o máximo de jogadores que tivemos à disposição (...). Com os jogadores tendo que recuperar seu ritmo, e com ele jogando a cada três dias. De que maneira fazemos isso? Não tem outra maneira que não seja o rodízio. Vai depender muito do que temos em mão para formular o rodízio. Tudo isso é um processo, e esse processo vem sendo planejado, mas na medida que se divulguem questões de elenco, aí você pode analisar melhor”.

Essas palavras são do técnico Guto Ferreira, em sua apresentação após retornar ao Bahia em 2018, quando questionado sobre o calendário ainda mais apertado que enfrentaria em ano de Copa do Mundo. Como esperado, a opção pelo rodízio de jogadores se mostrou novamente uma alternativa para suportar a sequência de partidas em curto espaço de tempo. O tricolor tem entrado em campo a cada três dias.

Neste sábado (27), contra o Fluminense de Feira, às 17h, em Pituaçu, o Bahia terá a quarta escalação diferente em quatro jogos. No entanto, se comparado ao que foi feito no ano passado, o número de jogadores utilizados tem sido menor.

Nas três primeiras partidas de 2017, também sob o comando de Guto Ferreira, 26 atletas foram testados. O time da estreia teve Jean, Eduardo, Tiago, Jackson e Armero; Juninho, Renê Júnior, Zé Rafael, Régis e Allione; Hernane. Entraram ainda Eder, Matheus Sales e Diego Rosa. Nos compromissos seguintes foram testados Lucas Fonseca, Matheus Reis, Juninho Capixaba, Edson, Renato Cajá, Gustavo, Anderson, Rodrigo Becão, João Paulo, Mário, Kaynan e Matheus Peixoto.

Na atual temporada, Gordiola mandou a campo na estreia a seguinte equipe: Douglas, João Pedro, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Edson, Nilton, Zé Rafael, Régis e Élber; Edigar Junio. Entraram: Elton, Vinícius e Hernane. Além destes foram utilizados Everson, Mena, Nino, Gregore e Brumado, o que corresponde a 19 atletas ao todo.

Na primeira entrevista pós-jogo, na derrota para o Botafogo-PB por 1x0, Guto falou da necessidade de repetir a equipe neste início de ano para dar ritmo e entrosamento a alguns atletas. Douglas, Tiago, Léo e Élber foram titulares nos três jogos. João Pedro, Elton e Vinícius também participaram dos três, seja como titular ou reserva.

Por isso, Douglas, Tiago e Léo vão descansar hoje. “O que já falei, voltei a repetir, questão de fisiologia, tempo de recuperação. Essa partida entraremos em campo com 60h (de intervalo após o jogo contra o Jacuipense, quarta). O ideal para chegar zerado seriam 72h. A partir de 72h começa a encher o tanque”, diz Guto. Nino Paraíba e Régis deslfacam o time por lesão.

Copa prejudicou

Se o calendário apertado é uma queixa comum por parte dos treinadores, este ano ficou ainda mais. Por causa da Copa do Mundo na Rússia, a Série A do Brasileirão ficará um mês parada, entre junho e julho, motivo pelo qual a pré-temporada encurtou.

Em 2017, o Bahia se reapresentou no dia 2 de janeiro e só fez o primeiro jogo oficial no dia 27. Este ano, teve dez dias a menos entre a reapresentação no dia 3 e a estreia oficial, no dia 18.