Copa de Neymar começa hoje com cirurgia; PSG proíbe hospital de passar informações

Atacante é operado em Belo Horizonte

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de março de 2018 às 11:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Na mesma cidade onde a seleção brasileira protagonizou um dos maiores vexames da história das Copas, o atacante  Neymar dá o seu passo inicial e o mai decisivo na reta final de preparação para o Mundial da Rússia. Neste sábado (03) o atacante do Paris Saint-Germain (PSG) passa por cirurgia no quinto metatarso do pé direito. E a sua participação no torneio passa diretamente por Belo Horizonte.  O PSG, inclusive, proibiu que o hospital passe qualquer informação sobre o estado de saúde do atacante. 

Neymar se lesionou no último domingo, durante a vitória do PSG sobre o Olympique de Marselha, mas a decisão pela cirurgia não foi imediata. Pelo contrário, ainda mais que o diagnóstico da sua contusão não foi preciso, com a primeira avaliação sendo de que o atacante havia sofrido apenas uma fissura no pé direito.

Na quinta-feira, porém, o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, revelou que Neymar havia fraturado o quinto metatarso, o que o levou a aumentar a previsão do período de afastamento de Neymar dos gramados para até três meses, o que praticamente encerra a possbilidade de o jogador voltar a defender o PSG na temporada 2017/2018 do futebol europeu.

Esse fim precoce do primeiro ano de Neymar, aliás, foi motivador para a divulgação de informações divergentes sobre o tratamento a ser adotado com o jogador. O clube gostaria de aproveitar o brasileiro o quanto antes, por isso, encarava a possibilidade de operá-lo como última alternativa.

A postura de Neymar era oposta, pois o Mundial é, neste momento, o caminho mais curto para torná-lo o melhor jogador do mundo, encerrando o domínio da premiação da Fifa da dupla Messi/Cristiano Ronaldo, iniciada em 2008. Nesta queda de braço, Neymar venceu, até pela gravidade do problema apontado pelo diagnóstico dos exames.

Com tempo para se recuperar e voltar a atuar nos amistosos preparatórios do Brasil para a Copa, a expectativa do craque, do seu estafe e da Confederação Brasileira de Futebol é a de que ele atinja o auge físico e técnico na Rússia, onde chegaria descansado, ao contrário de rivais envolvidos na disputa da Liga dos Campeões.

“Para uma fratura como essa, que muitas vezes vem silenciosa e acaba com um evento agudo, como aconteceu com o Neymar, não resta dúvida. A melhor e única indicação é o tratamento cirúrgico porque o tratamento conservador dá uma chance muito grande de uma refratura em um prazo muito curto. Não podemos correr esse risco”, justificou Lasmar.

A contagem regressiva para a Copa também passa pelos próximos passos do processo de recuperação de Neymar. Eles até já foram iniciados, pois o craque do PSG conta com sua própria “comissão técnica”, o preparador físico Ricardo Rosa e o fisioterapeuta Ricardo Martini, que o acompanham desde a época do Santos.

Será com essa dupla que Neymar realizará os primeiros trabalhos da sua recuperação, que não é complicada, mas necessita de cuidados. Especialistas explicam que nas três primeiras semanas ele precisará ficar em repouso, com movimentação limitada, para facilitar a cicatrização do local lesionado com a instalação de um pino.

Depois, então, Neymar iniciará os trabalhos físicos, mais focados em trabalhos de recuperação da força. E assim que esse processo estiver consolidado, o atacante poderá realizar trabalhos sem restrição, ficando próximo de realizar o seu retorno aos gramados. O que ainda precisa ser definido é onde Neymar vai realizar a maior parte do tratamento.

Clube de Lasmar, o Atlético Mineiro enviou um ofício à CBF se colocando à disposição da seleção brasileira. Já o atacante, até por contar com seu estafe, pode utilizar as suas residências no Brasil. Tudo dependerá, porém, do aval do PSG. E Lasmar garante que não há uma disputa entre o time francês e a CBF.

“O relacionamento entre a seleção brasileira e o PSG, e especificamente com o médico do PSG, sempre foi muito bom. Temos um contato muito grande”, comentou. Enquanto isso, sem Neymar, a seleção fará amistosos contra Rússia e Alemanha no fim de março, parte decisiva para Tite definir os convocados para a Copa do Mundo.

Se tudo correr bem na cirurgia deste sábado, Neymar estará entre eles e brilhando na Rússia. “Obstáculos não devem te impedir. Se você encontrar uma parede, não desista. Descubra como escalá-la”, escreveu o craque recentemente no Instagram, acalentando o seu sonho e o do torcedor brasileiro.