CORREIO Encontros mostra a empreendedores como se organizar e utilizar o crédito

Especialistas destacam planejamento e inovação para tirar sonhos do papel

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  • Victor Lahiri

Publicado em 26 de novembro de 2017 às 09:25

- Atualizado há um ano

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Moradora do bairro de Paripe há mais de 10 anos, Áurea Nascimento tem passado os últimos meses acompanhada de um bloco de notas, uma caneta e a calculadora. Com essas ferramentas ela planeja a estrutura da loja de utilidades que deseja abrir, no bairro, no início do próximo ano. “Sou apaixonada por trabalhar no comércio, inclusive já tenho o ponto onde vou abrir minha loja. Mas hoje descobri que vou precisar voltar ao planejamento mais uma vez, pois preciso considerar vários aspectos que não tinha percebido”, informa. 

O que fez Áurea retomar os cálculos foram as palestras que assustiu durante a participação na 6ª edição do CORREIO Encontros, evento realizado em parceria com o Banco do Nordeste, que na manhã de ontem (25) promoveu um bate-papo sobre empreendedorismo, planejamento, inovação e crédito, para um público atento, na Escola Municipal de Paripe. A edição contou com a participação do consultor de Inovação Industrial do Senai-BA, Guilherme Silva; a gerente de negócios da Gerência de Microfinanças do Banco do Nordeste, Helijulene Alcântara, e o editor de economia do CORREIO, Donaldson Gomes. No encontro, os participantes ainda puderam receber atendimento especializado dos analistas do BNB.

Planejar e inovar Antes da busca pelos recursos e a projeção da estrutura que o empreendimento vai ter, o empreendedor deve se conhecer melhor e procurar entender o ambiente no qual ele busca implantar os seus investimentos, foi o que apontou a palestra do consultor de Inovação Industrial do Senai, Guilherme Silva. De acordo com ele, a avaliação do perfil pessoal próprio, dos potenciais clientes e da realidade e dinâmica socioeconômica do bairro é fundamental. 

“O empreendedor deve saber em qual categoria se encontra: comunicador, planejador, executor ou analista. Ele pode ter um perfil que concentra múltiplas características e, se conhecendo melhor, passa a entender o que precisa para preencher todas as necessidades da sua empresa”, comenta. “É importante conhecer os aspectos do local onde ele quer investir, conversar com os possíveis clientes e entender as necessidades da região”, acrescenta.

O processo de autoanálise não é uma peculiaridade daqueles que almejam iniciar o seu próprio negócio, mas também de quem já possui uma empresa e pensa em melhorar os serviços expandindo as operações, explica. “Para isso, a palavra chave é ‘inovação’”, diz Silva. 

Inovar requer atenção à concorrência e as tendências do mercado, estando pronto para agregar novas estratégias como forma de se destacar e conquistar a preferência da clientela. “Você pode não ter um produto inovador, mas se consegue comunicar de maneira diferente, o seu negócio se torna inovador. A lógica se aplica a ações que viabilizem maior comodidade aos consumidores”, explica.Hora de investir Depois de melhor conhecer o próprio perfil, as características do cliente e definir o planejamento estratégico, é chegada a hora de colocar a mão na massa. Contudo,  o principal impasse da maior parte dos empreendedores é a aquisição do capital para realizar os investimentos previstos. É a partir daí que o empreendedor começa a entender a importância da aquisição de linhas de crédito. Sou apaixonada por trabalhar no comércio, inclusive já tenho o ponto onde vou abrir minha loja -  Áurea Nascimento, moradora de ParipeA representante do BNB, Helijulene Alcântara, explicou que buscar crédito junto a uma instituição bancária é mais simples do que parece. Contudo, é importante que o investidor procure apoio para articular o uso do dinheiro de forma inteligente. “Às vezes, o empreendedor tem uma certa dificuldade para separar os custos pessoais dos custos da empresa e acaba destinando valores do orçamento conquistado pelo crédito para uso pessoal, é daí que as coisas começam a complicar”, afirma. 

“No Banco do Nordeste, o empreendedor faz o contato desde o início com um agente especialista, que faz todo o acompanhamento da empresa, auxiliando no equilíbrio das contas e na aplicação estratégica dos recursos para um melhor resultado”, afirma.

O auxílio administrativo tem por objetivo melhorar o fluxo de caixa e otimizar investimentos, como compra de equipamentos, móveis, ferramentas e demais itens necessários ao funcionamento da atividade econômica.

Outra importante estratégia é buscar capacitações que possibilitem maior eficiência no controle interno das contas. “Entidades como o Sebrae possuem uma série de ferramentas e profissionais que podem auxiliar nesses aspectos. Participar de cursos e palestras também é essencial, pois quanto mais o empreendedor se prepara, melhor ele conseque lidar com as transformações necessárias para manter o seu empreendimento sempre atrativo e sustentável”, observa Helijulene.