CORREIO separou para você dicas do Panorama Coisa de Cinema

Entre as recomendações, estão a homenagem a Paulo José e clássicos como Cidade dos Sonhos, de David Lynch, e Uma Mulher sob Influência, de John Cassavetes

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 05:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: TV Globo/divulgação

1. A Negação do Brasil (2000)

O filme de Joel Zito Araújo analisa a presença de artistas negros na televisão brasileira e a forma estereotipada como eles são retratados. O filme aborda também a polêmica na novela A Cabana do Pai Tomás, em que Sérgio Cardoso (na foto, ao lado de Ruth de Souza), que era branco, foi escalado para interpretar o papel de um negro. Reúne depoimentos de  artistas como Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zezé Motta e Maria Ceiça.

Exibição: dia 14 (terça), às 17h30, no Espaço Itaú Glauber Rocha (Sala 2). Dia 15 (quarta), às 18h, no Cine Theatro Cachoeirano. Sérgio Cardoso e Ruth de Souza, na novela A Cabana do Pai Tomás, que é lembrada em A Negação do Brasil (foto: reprodução)

2. Abaixo a Gravidade (2017)

O baiano Edgard Navarro retorna à direção, seis anos depois de O Homem que Não Dormia. Em seu novo filme, Bené é um homem velho que dedicou muitos anos à sua evolução espiritual, em uma  cidade do interior. Ele está totalmente integrado à comunidade, mas será posto à prova ao conhecer Letícia.

Exibição: dia 8 (quarta), às 19h, no Cine Theatro Cachoeirano, seguido de conversa com o diretor. Dia 9 (quinta), às 20h20, no Espaço Itaú Glauber Rocha (Sala 2), seguido de conversa com o diretor. Dia 9 (quinta), às 20h40, no Espaço Itaú Glauber Rocha (Sala 4). 

3. Sessão Clássicos do Cinema  : A programação especial reúne nove clássicos de diversas fases e nacionalidades, com destaque para alguns filmes que serão exibidos em 35 mm, como Uma Mulher sob Influência (foto), de 1974, dirigido por John Cassavetes (1929-1989). Também em 35 mm, serão exibidos A Colecionadora (1967), de Eric Rohmer e Memórias do Subdesenvolvimento (1968), do cubano Tomás Gutiérrez Alea. Em cópia digital, ganharão exibição Cidade dos Sonhos (2001), de David Lynch; Cidadão Klein (1976), de Joseph Losey; O Martírio de Joana D’Arc (1928), de Carl Dreyer; Persona (1966), de Ingmar Bergman; A Bela da Tarde (1967), de Luis Buñuel, e Cesar e Rosalie (1972), de Claude Sautet. Gena Rowlands, em Uma Mulher Sob Influência (foto: divulgação) Exibição: horários no site do Panorama

4. Homenagem a Paulo José

O ator que completou 80 anos em março será homenageado com a exibição do documentário sobre sua vida e carreira, Todos os Paulos do Mundo. O filme é uma homenagem às seis décadas de atuação do intéprete que marcou o cinema e a TV brasileira. O longa é feito a partir de um compilado com cenas marcantes da carreira de Paulo, acompanhadas de depoimentos dele. Também serão exibidos dois filmes estrelados por Paulo José, ambos dirigidos por Joaquim Pedro de Andrade : Macunaíma (1969) e O Padre e a Moça (1965).

Exibição de Todos os Paulos do Mundo: Dia 11 (sábado), às 18h40, no Espaço Itaú Glauber Rocha (Sala 3), seguido de debate com o diretor Rodrigo de Oliveira e o ator Paulo José. Dia 12 (domingo), às 15h, no Cine Theatro Cachoeirano.

Exibição de Macunaíma: Dia 12 (domingo), às 17h, na Sala Walter da Silveira; Sábado (11), às 15h, no Cine Theatro Cachoeirano; Segunda (13); no Espaço Itaú Glauber Rocha (Sala 2), às 14h50.

Exibição de O Padre e a Moça : Dia 9 (quinta), às 17h40, no Espaço Itaú Glauber Rocha (Sala 2) e dia 12 (sábado), às 19h, na Sala Walter da Silveira.