Corrida de São Silvestre encerra calendário esportivo de 2015 no Brasil

esportes
31.12.2015, 07:43:00

Corrida de São Silvestre encerra calendário esportivo de 2015 no Brasil

Os estrangeiros são favoritos mais uma vez. Entre os destaques internacionais estão os etíopes Dawit Admasu e Ymer Ayalew,

No dia em que a maioria dos brasileiros correrá para finalizar os preparativos para a festa de Ano-Novo, cerca de 30 mil atletas, literalmente, correrão 15 km para cruzar a linha de chegada da Corrida Internacional de São Silvestre, com largadas às 7h, 7h40 e 8h (TV Bahia), em São Paulo.

A tradicional prova chega à 91ª edição, com largada na Avenida Paulista e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero - jornalista e idealizador da corrida, que teve início em 1925.

Os estrangeiros são favoritos mais uma vez. Entre os destaques internacionais estão os etíopes Dawit Admasu e Ymer Ayalew, vencedores da última edição. Além deles, os quenianos Stanley Biwott, vencedor da Maratona de Nova York neste ano, Edwin Kipsang, campeão da São Silvestre em 2012 e 2013, e Maurine Kipchumba, vencedora também em 2012.

(Foto: Juca Rodrigues/Estadão Conteúdo)


Apesar da tradição dos africanos, que mantêm a hegemonia  da corrida nesta década, o Brasil também está bem representado.

No masculino, Wellington Bezerra, atual líder do ranking nacional, e Giovani dos Santos, brasileiro melhor colocado nas últimas edições da prova, brigam por vaga no pódio. No feminino, a aposta é Joziane Cardoso, melhor brasileira na edição do ano passado.

Além de correrem em casa, os brasileiros também tentam quebrar um tabu. O país não vence a  prova masculina desde 2010, quando Marílson dos Santos ficou em primeiro lugar e garantiu o tri na competição. Uma brasileira não cruza a linha de chegada em primeiro  desde 2006, quando Lucélia Peres foi a campeã. 

A prova
Considerada uma das mais importantes provas de rua do mundo, a São Silvestre conta com um percurso de 15 km. A primeira largada da prova será exclusiva para os participantes cadeirantes, às 7h. A largada do pelotão de elite feminino acontece às 7h40. Logo depois, às 8h, é a vez do pelotão de elite masculino e dos demais atletas.