Cresce pressão pela candidatura de Bellintani a presidente do Bahia 

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

É forte a pressão de caciques do Bahia para que o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Guilherme Bellintani, concorra à presidência do clube na próxima eleição, marcada para dezembro. Articulador da candidatura, o grupo que venceu a sucessão anterior costura um acordo para lançar Bellintani como nome de consenso entre as correntes que disputam o poder sobre o tricolor. Até o momento, o secretário vem adotando a cautela diante do cerco e já descartou a probabilidade de bater chapa contra o atual presidente, Marcelo Sant’Ana, apoiado por ele. No entanto, Bellintani avisou aos aliados que topa entrar no páreo caso Sant’Ana não tenha interesse em tentar se reeleger e a decisão seja avalizada pela cúpula do Esquadrão de Aço.

Via de escape Em movimento simultâneo, defensores da candidatura de Guilherme Bellintani buscam saídas para atender às condições impostas pelo secretário municipal. A mais urgente é discutir o futuro de Marcelo Sant’Ana. No horizonte, há duas hipóteses possíveis: garanti-lo na presidência da Liga do Nordeste ou convencê-lo a arriscar uma carreira política em 2018, com promessa de apoio total do grupo que dá sustentação ao seu trabalho no Bahia, exemplo raro de unidade entre líderes da base governista e da oposição no estado.

Fila de embarque Salvo por uma reviravolta, o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB), vai desembarcar no PTB logo após o presidente Michel Temer (PMDB) retornar da viagem à China, terça-feira que vem. Ontem, o tucano se encontrou no Palácio do Planalto com o deputado federal Benito Gama, presidente estadual do PTB, que reforçou o convite do partido ao ministro.  Imbassahy admitiu que sua permanência no PSDB se tornou inviável e sinalizou interesse no PTB, mas disse que não tomará decisões sem conversar com Temer antes.

Rolo compressor A bancada governista na Câmara de Vereadores quer votar na próxima quarta a proposta que cria uma comissão para investigar a Agerba, a reboque da tragédia em Mar Grande. Até lá, quer assegurar a fidelidade de 29 parlamentares, mínimo necessário para aprovar o pedido em plenário. Ao todo, 23 dos 31 integrantes da base já assinaram o requerimento de abertura da comissão, protocolado ontem na Casa pelo autor da matéria, Kiki Bispo (PTB).

Ponte no Oeste A ida da ex-prefeita de Barreiras Jusmari Oliveira para o PSB está sendo chamada, nos bastidores, de “Operação Salvem Lídice”. Ainda no PSD, Jusmari deve assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia, cota do PSB no governo Rui Costa (PT). Em troca, abre mão da candidatura a deputada federal e entra na  briga pela Assembleia, em dobradinha com a senadora Lídice da Mata (PSB), que deve abdicar da vaga na majoritária para concorrer à Câmara dos Deputados.

Curto-circuito Pegou mal entre militantes de movimentos sociais a sanção da lei que cria o Dia do Servidor Penitenciário na Bahia, assinada pelo governador em exercício, João Leão (PP). Isso porque a data escolhida foi 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra em todo o país. Como se sabe, o sistema prisional brasileiro é um dos símbolos máximos da segregação enfrentada pelos afrodescendentes."Justiça e resposta  são o que as famílias das vítimas querem" , Hildécio Meirelles, deputado estadual, do PMDB, sobre acidente na baíaPílulas

Revolução dos bichos Dois apelos postados em portais de Camaçari viraram assunto na cidade pelo inusitado. No primeiro, um cidadão oferece recompensa para quem encontrar o cágado que está em sua família há 13 anos, mas fugiu de casa no último dia 19, curiosamente, sem ninguém perceber. No outro, um adestrador de aves pede ajuda para localizar o paradeiro do seu gavião, que também se mandou quando era treinada pelo dono.

Longe da lupa Passou despercebida entre os 270 projetos aprovados ontem pelos vereadores de Salvador a honraria  concedida ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que receberá a Medalha Thomé de Souza. A homenagem foi ideia do presidente da Casa, Leo Prates (DEM).

Mesma leva O técnico do Vitória, Vagner Mancini,  e os cantores Lazzo Matumbi e Bule-Bule também receberão honrarias da Câmara.