Criador do Mosquito Zero revela como surgiu o aplicativo

"Tive a ideia de envolver a população no processo do combate ao mosquito", diz Alex.

  • Foto do(a) author(a) Jordan Bezerra
  • Jordan Bezerra

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 08:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Acervo Pessoal

Alex Sandro Correia, criador do Mosquito Zero, aplicativo que utiliza inteligência artificial para combater o mosquito da dengue

"Tudo começou quando entrei na secretaria para combater o Aedes aegypti, que mata milhões de pessoas por ano no mundo inteiro. Inicialmente procuramos o IBGE para obter mais informações sobre o foco e conseguimos 4 mil palmtops para realizar um censo das áreas mais afetadas.

No entanto, os aparelhos começaram a ser furtados e o projeto acabou ficando parado por um tempo, mas ganhou grande visibilidade e alguns prêmios nacionais e internacionais como o Conip. Dei continuidade quando tive a ideia de envolver a população no processo, criando assim o Mosquito Zero, aplicativo no qual as pessoas podem tirar fotos dos focos do mosquito e enviar para que os órgãos responsáveis tomem providências.

Já está sendo testado em dois bairros. Depois expandi isso para além da identificação do foco, e inclui a eliminação dele através de um drone que injeta larvicida em locais de difícil acesso como telhas e caixas d’água. Agora, com ajuda do Cimatec, quero incorporar um sistema de inteligência artificial que interaja, tire dúvidas, dê dicas e até acompanhe se um usuário, que relatou ter apresentado sintomas, procurou o médico."