Daniel Day-Lewis vive um estilista genioso em seu último papel

Astro inglês anunciou despedida do cinema. Por Trama Fantasma, de Paul Thomas Anderson, ele pode vencer seu quarto Oscar

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 06:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

Em 2007, o diretor Paul Thomas Anderson e o ator Daniel Day-Lewis se juntaram em Sangue Negro, filme sobre um homem pobre que ficava miolionário após descobrir um terreno repleto de petróleo em território americano. O longa conquistou a crítica e conseguiu oito indicações ao Oscar, inclusive para Anderson e Lewis.

Agora, ator e diretor se reencontram em Trama Fantasma e repetem o sucesso de onze anos atrás: o filme obteve seis indicações à maior premiação do cinema, que neste ano acontecerá em 4 de março. Lewis e Anderson, claro, também concorrem às estatuetas em suas categorias. Vale lembrar que este é o último papel do ator britânico no cinema, já que no ano passado ele anunciou sua aposentadoria, após pouco mais de 20 filmes em 35 anos de carreira.

Estilista

Trama Fantasma, ambientado nos anos 1950, conta a história do renomado estilista Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis), que trabalha ao lado da irmã, Cyril (Lesley Manville), para vestir grandes nomes da realeza e da elite britânica.

A inspiração do costureiro surge através das mulheres que, constantemente, entram e saem de sua vida. Uma dessas fontes de inspiração é Alma (Vicky Krieps), uma mulher forte e inteligente  que vira sua musa e amante. O personagem de Lewis, como muitos gênios, é um perfeccionista e obsessivo que, com frequência, trata com desprezo aqueles que o cercam, obrigando-os a lhe serem subservientes.

Apesar de ter conquistado muitos elogios da crítica e de ser favoritos para muitos, há quem diga que o ator vai perder o Oscar para Gary Oldman, que interpreta Winston Churchill em O Destino de Uma Nação.

Com tanta entrega à sua interpretação, Day-Lewis dá a impressão de que Woodcock realmente existiu, mas se trata de uma personalidade fictícia, fruto da imaginação de Paul Thomas Anderson, que é também o roteirista.

Mas as características do protagonista permitem concluir que ele é inspirado em dois mestres da costura: o britânico Charles James (1906-1978) e o espanhol Cristóbal Balenciaga (1895- 1972), que produziam suas peças na época em que se passa o filme.

Para dar mais veracidade ao protagonista, todo o ambiente foi criado para refletir o imaginário de Woodcock: “Cada objeto à volta dele poderia ser algo que esse personagem poderia ter escolhido, desenhado ou feito”, disse a decoradora de set Veronique Melery em um vídeo dos bastidores do filme.

Horários de exibição

UCI Orient Shopping Barra  Sala 6 (leg)(delux): 11h (M), 14h, 16h50, 19h40, 22h30  Cinemark  Sala 9 (leg): 16h20, 21h50 Espaço Itaú Glauber Rocha  Sala 3 (leg): 14h30, 17h20, 20h10