DEM busca novato na política para disputar a Presidência em 2018

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Os principais caciques do DEM decidiram buscar nomes fora do universo político para representar o partido em uma eventual candidatura própria à Presidência em 2018. Embora sinalizem a possibilidade de apoiar o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa, os caciques democratas estabeleceram como prioridade colocar um puro-sangue no páreo. “Pode vir de dentro (da política), mas também há uma grande possibilidade de que venha de fora, desde que seja alguém que não trabalhe contra a política e a agenda de reformas. Não queremos anticandidato”, disse o prefeito ACM Neto, em conversa nos bastidores do prêmio Brasileiros do Ano, entregue a ele, ontem, pela revista IstoÉ, em São Paulo.           

Cavalo paraguaio A preferência do DEM por um calouro no ramo tem dois horizontes. O primeiro é a crescente rejeição aos políticos tradicionais. Existe ainda a certeza de que o capital do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é temporário e que um candidato com a estampa do novo possui capacidade de retirar grande parte dos votos atribuídos a ele, sobretudo no eleitorado de centro.

Vitrine fumê Três tribunais baianos têm até hoje para enviar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os dados sobre salários de todos os magistrados. A medida, determinada em conjunto pelo CNJ e pelo Supremo, é voltada a aumentar a transparência no Judiciário. O prazo de 48 horas foi estabelecido pela presidente do Supremo, ministra Carmen Lúcia, na última segunda. Das 90 Cortes brasileiras, só 20  haviam cumprido a ordem até ontem. Os tribunais de Justiça da Bahia (TJ), Regional Eleitoral (TRE) e Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) estão na lista dos que não atenderam ao ultimato.

Me ajeita que eu te ajeito Lideranças políticas de  Morro do Chapéu veem com desconfiança a demora do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para julgar as contas de 2015 da Câmara de Vereadores da cidade, presidida à época por Humberto Batista (PSL), o Beto, candidato derrotado à prefeitura no ano passado. Recentemente, Beto foi ao TCM acompanhado pelo ex-prefeito de Simões Filho Eduardo Alencar (PSD), pré-candidato a deputado estadual e irmão do senador Otto Alencar (PSD).  Influentes junto a conselheiros da Corte, os Alencar querem o apoio do ex-vereador em 2018.

Luta livre O governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB), travam um duelo sobre a Policlínica que será erguida na região. Herzem, que antes não participava do Consórcio Intermunicipal de Saúde, decidiu entrar, mas quer presidir o órgão e indicar a direção da unidade. Rui classificou a postura de Herzem como “mesquinha” e deixou claro que não vai aceitar a exigência.

Olho no lance Está prestes a estourar um escândalo envolvendo uma servidora graduada da Assembleia Legislativa. Há indícios de que funcionários fantasmas nomeados para cargos de confiança na Casa repassam quase todo o salário para a chefe. O esquema deixou um rastro de transferências bancárias diretas.   "Parece que o Baixo-Sul  não existe no mapa do governo do estado", Hildécio Meireles, deputado estadual do PMDB, ao cobrar recuperação de estradas na região de ValençaPílula Porta fechada - Caso raro na política baiana, a proposta de concessão do título de Cidadão Coiteense ao governador Rui Costa foi retirada de pauta de votações na Câmara de Vereadores de Conceição do Coité, cidade na região do sisal comandada pelo PT. Apesar de possuir maioria na Casa, a bancada aliada à prefeitura não reuniu votos para aprovar a honraria.