Denzel Washington e Viola Davis: longe do sonho americano

Guia
16.03.2017, 00:02:00

Denzel Washington e Viola Davis: longe do sonho americano

Drama Um Limite Entre Nós deu o Oscar de Atriz Coadjuvante a Viola Davis

Em meados dos anos 1980, o  jovem Denzel Washington foi ao teatro ver James Earl Jones (Darth Vader, de Star Wars, e Mufasa, de O Rei Leão) estrelar a peça Fences, de August Wilson, prêmio Pulitzer de teatro em 1987. Antes de morrer, em 2005, Wilson criou um roteiro que adaptava a montagem teatral para o cinema, com uma exigência apenas: o diretor deveria ser negro.

Mas, antes de levar para o cinema, Washington decidiu encenar o texto no teatro e chamou Viola Davis para ser sua parceira. A peça rendeu a Denzel  e Viola prêmios de atuação no Tony, em 2010. 

Denzel Washington e Viola Davis em Um Limite Entre Nós (foto/Divulgação)

 Quando decidiu levar a história do lixeiro, ex-presidiário e ex-jogador de basebal, Troy Maxson, para o cinema, Denzel Washington resolver assumir a direção e chamar a mesma Viola para lhe acompanhar diante da câmera. O resultado está no intenso Um Limite Entre Nós, filme que rendeu o Oscar de atriz coadjuvante para Viola Davis.

A questão central aqui é: rechaçado da Liga de Jogadores, quando era jovem, por ser negro, Troy impõs muitos limites aos dois filhos por receio que o racismo escancarado nos Estados Unidos dos anos 50/60 os atingisse de forma dramática. No presente, seu filho caçula é convidado para um teste em um time de futebol americano.

Sem perceber, vai podando as asas dos rapazes, sob a falsa ideia de proteção, e deixando que o racismo conduza suas vidas. Essas são as cercas que intitulam o texto original (Fences) e limitam a família Maxson de avançar. Como na peça original, Denzel manteve os diálogos intensos no cinema, deixando questões cruciais virem à tona.


Cotação: 



Horários:

UCI Orient Shopping da Bahia 5  13h | 15h50 | 18h40 | 21h30  UCI Orient Shopping Barra 6 Delux  14h | 16h50 | 19h40 | 22h30  Cinemark Salvador Shopping 9  14h50 | 20h50  Cinépolis Bela Vista 8  15h45 | 21h40