Deputado Prisco vai pedir CPI para investigar o superintendente de Inteligência da SSP

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 06:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O deputado estadual Soldado Prisco (PPS) vai pedir a criação de uma CPI para investigar o superintendente de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Rogério Magno de Almeida Medeiros, um dos alvos da Operação Vortigern. A solicitação será feita na próxima terça, durante encontro da oposição na Assembleia. Embora a bancada tenha naufragado nas duas últimas tentativas de emplacar CPIs - do Centro de Convenções e da Cerb -, Prisco disse que, agora, há elementos suficientes para apurar suspeitas de ilegalidade em escutas telefônicas.

Pontos de interrogação “Ao contrário das outras vezes, há muitas perguntas sem respostas. Por que houve busca e apreensão da Polícia Federal na casa do superintendente, por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ)? E o que motivou a ação contra ele? Por que o governo e a SSP até o momento não se pronunciaram?”, indagou Prisco, que revelou o cerco da Vortigern contra Rogério Medeiros, como parte da investigação do STJ sobre vazamentos de informações sigilosas por desembargadores do Judiciário baiano."Isso não pode ocorrer com nenhum partido. Não podem querer cercear nossa liberdade de expressão", Ronaldo Santos, presidente do Psol na Bahia, após arrombamento e roubo à sede da sigla, localizada no Campo Grande.Pacote pronto A prefeitura vai conceder uma série de incentivos fiscais para estimular a revitalização do Centro Histórico, dentro do terceiro eixo do programa Salvador 360, que será lançado segunda-feira, no Fera Palace Hotel. Entre os benefícios previstos, está isenção do Imposto de Transmissão Inter-Vivos (Itiv) sobre a compra de imóveis para quem for construir, restaurar, recuperar ou reformar na região, além de remissão ou descontos de IPTU. Está prevista também a redução de ISS em 2% para atividades de economia criativa que se instalarem em imóveis sem ocupação ou degradados. O objetivo é estimular tanto a geração de negócios no Centro Histórico e Comércio quanto à ocupação via moradia na área.

Turismo digital A instalação de placas de QR Code para que usuários de tablets e smartphones conheçam a história de monumentos históricos será ampliada para os pontos turísticos de Salvador. Segundo o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, a ideia é incluir também restaurantes famosos, como Porto Moreira e Juarez.

Água dura Nos próximos 80 anos, praias famosas de Salvador ao longo da orla podem desaparecer. Prognósticos apontam que o nível do mar pode subir entre 50 centímetros e um metro nesse período, provocando o fim das áreas litorâneas mais estreitas, alerta o professor da Ufba José Maria Landim Dominguez, que desenvolve estudos sobre o tema. “As avenidas Oceânica e Otávio Mangabeira avançaram na faixa de areia, diminuindo a largura das praias, que não terão para onde recuar com o avanço do  mar”, diz.

Ponto final  Na lista, estão as praias do Porto e Farol da Barra. “Basta ver que, na maré alta, as ondas já jogam areia ali. A tendência é aumentar cada vez mais”, diz José Dominguez.

PílulaAviso prévio  Um parlamentar influente da base aliada ao PT está prestes a cortar laços com o governador Rui Costa. Em breve, vai procurá-lo para um papo definitivo.