Desafio criativo de soluções para o Centro Histórico abre inscrições

Os curadores da Rede+ terão de 4 a 6 de julho para selecionar 50 pessoas que vão compor as dez equipes, com cinco integrantes cada

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 7 de junho de 2017 às 10:06

- Atualizado há um ano

O desafio criativo Hackathon+Salvador: Soluções de Impacto Social para o Centro Histórico está com inscrições abertas. Os interessados poderão se candidatar pelo site no CORREIO. As  inscrições são gratuitas e seguem até 3/7.Foto: GOVBARealização do CORREIO e da Rede+, também curadora do evento, em parceria com a Ufba e Prefeitura Municipal de Salvador, o Hackathon+Salvador é o primeiro evento do fórum Agenda Bahia 2017, promovido pelo CORREIO. O fórum prevê ainda dois seminários, em agosto e setembro. O desafio vai acontecer em 15 e 16 de julho, no prédio da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus.

O foco é em jovens empreendedores, criativos, programadores, designers, lideranças comunitárias e gestores públicos interessados em unir forças durante uma maratona de 24 horas de trabalho intenso, na busca de soluções pautadas em tecnologia e inovação para os principais problemas do Centro Histórico.

Após o encerramento das inscrições, os curadores da Rede+ terão de 4 a 6 de julho para selecionar 50 pessoas que vão compor as dez equipes, com cinco integrantes cada, que participarão do desafio. A lista de selecionados será divulgada em 7 de julho.

Já a partir do dia 8, os 50 escolhidos irão participar de uma série de visitas guiadas pelo Centro Histórico de Salvador. O objetivo é que eles se familiarizem com os problemas para os quais precisarão encontrar soluções em curto prazo.

Durante a maratona criativa, cada equipe terá 24 horas para organizar sua proposta. Para facilitar o trabalho, a ideia é que os grupos sejam multidisciplinares e formados por pessoas de áreas como design, desenvolvimento, negócios de impacto social e inovação. Cada grupo terá, ainda, o acompanhamento de um mentor especializado em empreendedorismo e nas suas áreas de atuação. No final do prazo, os grupos vão apresentar suas sugestões e os melhores grupos serão premiados.

O que é e para que serve um hackathon?

Hackathon é a união das palavras hack com marathon (maratona, em inglês). No sentido adotado pelo desafio criativo que vai ocorrer no Centro Histórico no próximo mês, a palavra hacker não tem a conotação pejorativa atribuída a quem comete crimes na internet, mas sim ao seu significado original: alguém que é capaz de pegar uma tarefa complexa e dividi-la em componentes menores e mais simples de executar. A maratona hacker, nesse caso, tem o objetivo de construir soluções aplicáveis para problemas complexos.

Ou seja, os empreendedores selecionados para participar do Hackathon+Salvador não vão invadir sistemas ou contas bancárias e sim usar os benefícios da tecnologia e da hiperconectividade para somar forças e conhecimentos no ato de pensar respostas possíveis para os problemas de uma área histórica, com alto potencial de desenvolvimento turístico e socioeconômico, mas que atualmente se encontra degradada e subaproveitada.

Agenda Bahia 2017 discutirá cidades e conexão

Como viver em uma sociedade em rede e usar a tecnologia para conectar pessoas e melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos que não param de crescer? Esse e outros questionamentos vão nortear as discussões do Agenda Bahia 2017, evento promovido pelo CORREIO e que chega a sua oitava edição este ano, com o tema central Tempos de Mudança.

Na programação, estão previstos dois seminários. O primeiro, Cidades, acontecerá em agosto e vai abordar infraestrutura, sustentabilidade, moradia, turismo e agronegócio. Todos levando em conta o crescimento das cidades e a reengenharia necessária para resolver problemas de mobilidade e déficit habitacional, além de incentivar a busca por alternativas de crescimento econômico.

Já o segundo, Conexões, que ocorrerá em setembro, vai abordar assuntos como produtividade, liderança e as inovações tecnológicas e sociais que contribuem para transformar vidas. A ideia por trás dos debates é a de que conectar pessoas é o caminho para vencer as crises globais.

Para isso, as discussões mais atuais da agenda mundial e exemplos bem-sucedidos serão compartilhados com o público, de forma a inspirar soluções criativas para os problemas que afetam Salvador e o restante da Bahia.

Os seminários do Agenda Bahia 2017 terão ainda um espaço dedicado às artes. Durante as discussões de agosto e setembro, um artista convidado irá interagir com o público. O resultado será a construção coletiva de uma obra que, depois do evento, será doada a Salvador.

Iniciado em 2010, o fórum Agenda Bahia promove encontros entre especialistas de diversas áreas, representantes do poder público e da sociedade civil organizada e empresários, para debater o desenvolvimento econômico e social do estado.