Desenho Tom & Jerry é classificado com conteúdo racista, segundo site

Famosa série animada tem advertência no site da Amazon Prime Instant Video com cenas de "preconceito racial"

Publicado em 1 de outubro de 2014 às 18:42

- Atualizado há um ano

A famosa série animada Tom & Jerry foi classificada pelo serviço de venda online de filmes Amazon Prime Instant Video como "politicamente incorreta". Na descrição da segunda temporada do desenho, o site adverte os espectadores às cenas de "preconceito racial", afirmando que ele pode "reproduzir preconceitos étnicos que eram comuns na sociedade norte-americana”.Foto: Divulgação

Tom & Jerry chegou à televisão dos Estados Unidos em 1940, período em que a segregação racial era abertamente praticada. No desenho, a principal polêmica é com a empregada negra Mammy Two Shoes, personagem criada com diversos estereótipos racistas.Foto: DivulgaçãoA série já sofreu diversos cortes para se adequar ao considerado politicamente correto, como a cena em que os personagens Tom e Jerry fumam para conquistar uma gata (assista o vídeo abaixo).

Após a notícia da classificação da Amazon, aconteceram diversas discussões nos Estados Unidos, com acadêmicos defendendo que não seria possível julgar a temática do desenho com base nos "padrões modernos de comportamento" e que as crianças não ficariam chocadas com as cenas..