Dia dos Pais: encontre a cerveja ideal para harmonizar com o almoço

Dia dos Pais: encontre a cerveja ideal para harmonizar com o almoço

Existe uma cerveja ideal para cada prato no almoço do Dia dos Pais, encontre a sua

Vai almoçar com o paizão no domingo (13), mas quer evitar filas? Então a melhor saída é apostar em um almoço em casa. E como bom brasileiro, a melhor companhia para um dia de festa é a cerveja. Para ajudar a harmonizar a bebida com qualquer opção de almoço, a sommelier de cervejas da Ambev, Carolina Loureiro, dá dicas de como combinar a cerveja com os pratos. 

Existe uma cerveja ideal para cada prato no almoço do Dia dos Pais, encontre a sua (Foto: Divulgação)

A primeira dica da especialista é que cervejas leves vão bem com comidas com baixo teor de gordura, como por exemplo carnes brancas, especialmete peixes. Já cervejas mais encorpadas e com sabores marcantes combinam com carnes e temperos mais acentuados. Ela conta que combinar texturas dos pratos com diferentes sabores de cerveja deixa a refeição especial. “Uma harmonização correta pode despertar incríveis sensações, basta fazer a escolha certa. Características como acidez, doçura, amargor e teor alcoólico devem ser levados em consideração no momento da escolha da bebida”, afirma. 

O mais importante na hora de harmonizar uma bebida com os alimentos é que um não ofusque o sabopr do outro e, assim, todos os sabores possam coexistir e a experiência gastronômica seja mais plena. Veja onde encontrar cervejas artesanais em Salvador


Dá uma olhada nessas dicas: 
Almoço em família pede churrasco, que pede cerveja. As tipo pilsen, as mais comumente comercializadas no país como Skol, Brahma, Antarctica, vão bem com carnes na brasa. Para quem está disposto a ousar um pouco mais, pode experimentar com cervejas ao estilo Amber Lager, como a Brahma Extra Lager Red, ou do estilo Vienna Lager, como a Bohemia Aura Lager do estilo Vienna Lager, que tem uma cor masi puxada para o âmbar com notas avermelhadas.

Se o almoço de domingo for uma feijoada, outro prato típico dos brasileiros, a cerveja ideal é uma mais leve, como as do estilo witbier, feitas com trigo, como a Hoegaarden. 

Almoço de domingo pede massa e, para harmonizar o macarrão, nhoque ou lasanhas com cerveja é bom levar o molho em consideração. Se for um molho bolonhesa, a  cerveja acompanhante pode ser as conhecidas tipo pilsen ou uma mais encorpada, como as do estilo Brown Ale, como a Leffe Brown. As bebidas desse tipo são ideais para dias frios, então se o tempo continuar friozinho, fica a dica. As massas com molho branco pedem uma estilo Blonde Ale, como a Leffe Blonde. Já molhos pesto, que levam ervas na composição, servem bem com os rótulos da linha Wals, como a Dubbel, Trippel e Quadruppel.

Se for um almoço tipicamente baiano, com certeza vai ter moquecas. Nesse caso, a sommelier sugere que comidas gordurosas e apimentadas combinam com com cervejas com mais personalidade, neste caso a indicação é para cervejas do tipo IPA (Indian Pale Ale), como a Colorado Indica e Wals Session Citra, ou mesmo a Bohemia 838 Pale Ale, que tem aroma intenso de lúpulo, com notas cítricas e frutadas.