Domingos Gastronômicos e...

Por Aninha Franco

Publicado em 30 de setembro de 2017 às 10:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Pretendia nesta trilha falar apenas dos projetos que o Pelourinho Dia e Noite começa na próxima semana. Falar sobre os Domingos Gastronômicos que, no Domingo, 8 de outubro, possibilitará que você, baiano que ama e se orgulha da Bahia, se reencontre com a Gastronomia tradicional de sua terra, que está com muitas das receitas perdidas ou alteradas violentamente. O santamarense Manuel Querino registrou em Arte Culinária na Bahia (1916) o comer baiano em receitas que são o primeiro registro gastronômico brasileiro, e os Domingos levarão aos restaurantes Axêgo – Arroz de Aussá –, Café Gourmet/CGC – Galinha de Molho Pardo e Sarapatel de Carneiro –, Chika-ka – Bobó de Camarão –, Cuco – Feijoada Baiana –, Odoyá – Moqueca de Peixe –, Romã – Moqueca de Ovos –, Villa Bahia – Efó com Galinha de Xinxim, maravilhas que, com entradas e sobremesas, custarão em todos os restaurantes até R$ 50,00. O estacionamento Master Park oferecerá diária fixa de R$ 15,00. 

Criei para acontecer nos restaurantes, harmonizada com os pratos, uma Dramaturgia Gastronômica que os atores Carlos Betão, Amos Heber, Bruno Roma, Dino Brasil, Diogo Teixeira e Zé Carlos interpretarão em cenas de 6 a 8 minutos dirigidas pelo bom gosto classudíssimo da atriz/diretora Rita Assemany. A intérprete Wil Carvalho cantará Composições Receitas, um gênero criado pelo sambista Batatinha para a Feijoada, e repetido por muitos compositores. Na Dramaturgia Gastronômica haverá cenas com nosso máximo Poeta Gregório de Mattos, com os rebeldes Lucas Dantas e Manuel Faustino da Sedição dos Alfaiates, com o jornalista Cipriano Barata de muitas sedições, com o Babalorixá Joãozinho da Goméia, com o poeta/jornalista Luiz Gama, com o pensador/escritor Manuel Querino e com o político Cosme de Farias, além da memória gastronômica da Yalorixá Menininha do Gantois por sua neta, Mônica Millet. Ou seja, o Domingos é um projeto bom de falar, bom de fazer e, sobretudo, bom de frequentar. De paladar e Memória. 

Mas a vida Bandida.BR Mas a vida bandida.BR não para e como em outubro estou de férias das Trilhas, em novembro, quando eu voltar, a carta de Palocci – merecedora de uma trilha solo, cotejada com a Carta aos Brasileiros que, dizem, Palocci escreveu em 2001 para acalmar o Mercado, e elegeu Lula, estará velha. Os recibos que a banca de Lula entregou ao Dr. Sérgio Moro com datas inexistentes já terão resultado em falsidade ideológica. 

E a defesa do PT a Aecim, prosódia dos mineiros para Aécio Neves, suspenso e afastado do Senado da República depois que foi gravado programando saqueá-la com Joesley, já deve ter sido explicada pelo PT. Por favor, PT, explique essa! Porque nós precisamos entender suas decisões ininteligíveis! Uma colunista justificou a proteção do PT a Aecim, o mesmo que todo lulopetista pergunta porque não está preso quando Lula cai nalgum processo novo, com a Hashtag  #todosomosaecio. Pode ser apenas isso. Num senado que tem Renan Calheiros e Romero Jucá, só pra falar dos mais bandidos, Aecim é uma garrafa de Orloff mal bebida.