Dos nove terreiros tombados pelo Iphan, oito ficam na Bahia; veja lista

Saiba como funciona processo de reconhecimento pelo órgão federal

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2017 às 04:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) possui nove terreiros tombados no país. Desses, oito estão na Bahia, sendo seis em Salvador. De acordo com a assessoria do órgão, o processo de tombamento perpassa por um estudo do bem, tanto arquitetônico quanto etnográfico, de modo a identificar valores que justifiquem seu tombamento. Além disso, um plano de preservação é realizado, com um laudo de vistoria que avalia o estado de conservação do bem. Com a proposta finalizada, o processo é avaliado tecnicamente na área central do Iphan, “onde se verificará a pertinência do tombamento em nível nacional e ainda passa pela análise jurídica”.

Leia também: No centenário de Mestre Didi, terreiro fundado por ele é tombado pelo Ipac neste sábado (2)

Os terreiros baianos podem contar com três órgãos para requerer o tombamento: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nacionalmente; o Ipac, a nível estadual e a Fundação Gregório de Matos, que é subordinada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura de Salvador.

Confira a lista dos terreiros tombados pelo Iphan: Salvador (BA) Casa Branca do Engenho Velho  Axé Opô Afonjá  Ilê Iyá Omim Axé Iyamassé (Gantois)  Ilê Maroiá Láji (Alaketo)  Bate-Folha  Ilê Axé OxumaréItaparica (BA) Omo Ilê Agboulá  Cachoeira (BA) Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde (Roça do Ventura) São Luís (MA) Casa das Minas Jeje    Além dos que já são tombados, outros 21 terreiros pedem reconhecimento no órgão. Desses, 11 são da Bahia. 

São eles: Salvador (BA) Terreiro do Ilê Ache Iba Ogum Terreiro Tumba Junçara da Nação Angola Terreiro Mokambo-Onzo Nguzo Za Nkisi Dandalunda Ye TempoLençóis (BA) Terreiro Palácio de OgumSão Félix (BA) Terreiro de Candomblé do Cajá, situado na Fazenda CapivariGuanambi (BA) Terreiro de Aché Ilê Cicôngo Roxo Mucumbe de H'anzambiMaragogipe (BA) Terreiro Banda LecongoSanto Amaro da Purificação (BA) Ilê Axé Yá OmanLauro de Freitas (BA) Terreiro São Jorge Filho da GoméiaCachoeira (BA) Terreiro Egbé Éran Ope Olúwa - Terreiro Viva Deus Terreiro Aganjú Didê da Nação Nagô-Tedô   Já o Ipac possui 13 terreiros tombados na Bahia. Do total, quatro são provisórios e nove são definitivos. Todos os provisórios estão localizados em Salvador e três dos definitivos são em Salvador. De acordo com o Ipac, dois critérios são levados em consideração no processo de tombamento: a singularidade e a excepcionalidade. “Um bem é singular quando detém características que lhe dão um caráter único, original, dentro de um universo de elementos similares. É excepcional quando apresenta qualidades técnicas, artísticas e estéticas de grande valor, excepcionais que o distinguem de outros”, diz a descrição do órgão. Questionado pela reportagem, o Ipac não informou quantos terreiros estão com o processo para tombamento.  Confira a lista de terreiros tombados pelo Ipac:Tombamento definitivo Cachoeira Terreiro Humpane Ayono HuntólogiMaragogipe Terreiro Ilê Axé AlabaxéCamaçari Terreiro Manso Kilembekweta Lemba FuramamLauro de Freitas Terreiro de São Jorge Filho da Goméia Terreiro Ilê Axé Ajagunâ Terreiro Ilê Axé Opô AganjuSalvador Terreiro de Condomblé Ilê Axé Oxumaré Terreiro de Candomblé Pilão de Prata Terreiro Mokambo Onzo Nguzzo Za Nkisi Dandalunda Ye Tempo Terreiro Ilê Assipá

Tombamento Provisório Salvador Terreiro IIê Aché Ibá Ogum Terreiro Terreiro Ilê Axé Kalé Bokum Terreiro Tumba Juçara

A Fundação Gregório de Matos (FGM) realiza o tombamento no âmbito municipal. Para isso, existe um Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, formado por onze membros preferencialmente representantes de entidades civis, como Ordem dos Advogados do Brasil, Iphan, Ipac, Institutos dos Arquitetos do Brasil (IAB), entre outros. O conselho decide, por maioria simples, se dará ou não o título de patrimônio cultural para bens. Para conceder, a entidade tem 18 meses para instrução do processo, renovável por igual período.

Confira lista de terreiros tombados pela Fundação:Tombado Hunkpame Savalu Vodun Zo KweEm processo Ilê Asé Kalé Bokun