Dupla acusada de matar vigilante na Federação é presa pela polícia

Marcos Gonçalves da Conceição (Sorvetinho) e Diego Procópio França (Boi) são acusados de matar o Edson Guilherme dos Santos Souza

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 19 de junho de 2017 às 13:28

- Atualizado há um ano

Acusados de serem envolvidos na morte do vigilante Edson Guilherme dos Santos Souza, conhecido como "Dinho", morto a tiros na própria casa, na Rua Dulce, no bairro de Engenho Velho da Federação, acusado por traficantes do bairro de ser informante da polícia, foram apresentados pela polícia na manhã desta segunda-feira (19), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 13h da segunda-feira (3), minutos depois que um suspeito de tráfico de drogas, conhecido como "Forró", morrer durante um confronto com policiais da Rondesp (Rondas Especiais da PM). Segundo as investigações, Marcos Gonçalves da Conceição (Sorvetinho) e Diego Procópio França (Boi), que eram amigos de infância de "Forró", executaram o vigilante em represália à morte do amigo. Eles também acreditavam que o vigilante seria um informante da polícia.

O mandado de prisão temporária da dupla foi cumprido na última quarta-feira (14), durante uma operação policial no bairro. Eles estão custodiados no Complexo Policial da Baixa do Fiscal. Marcos Gonçalves da Conceição (Sorvetinho) e Diego Procópio França (Boi) acreditavam que vigilante era informante da polícia (Foto: Nilson Marinho/CORREIO)Segundo a delegada titular da 1ª Delegacia de Homicídios (1°DH/Atlântico), Milena Calmon, a vítima trabalhava como barbeiro no bairro e também era vigilante. Para ela, a ação policial na localidade teria levado os assassinos a acreditar que o vigilante teria passado informações aos policiais da Rondesp. "Geralmente, pessoas que moram nessas localidades e trabalham nessa função são vistas como informantes. Isso teria levado o bando criminoso a acreditar que a vítima teria feito uma denúncia que resultou na ação dos agentes no bairro", explica ela.

Para a polícia, outras duas pessoas também são suspeitas de envolvimento na morte do vigilante. Luciano de Jesus Mota (Luciano Benga) e Matheus Roberto Costa (Boca Preta), que também são amigos de "Forró", estão foragidos. Todos os acusados têm passagem pela polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.