Eclipse cobre 12% do sol nesta segunda (21) em Salvador

Eclipse poderá ser visto na tarde de hoje

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 09:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O entardecer desta segunda-feira (21) trará uma surpresa. Quem estiver em Salvador e em cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil poderá ver o eclipse solar, quando a Lua ficará entre a Terra e o Sol. Por aqui, a cobertura será de 12,6%, com início às 16h39. O máximo de cobertura será visto pelos soteropolitanos às 17h17.

Os moradores do Amapá terão o melhor ponto de observação entre as capitais. Lá eles poderão ver a Lua cobrindo 40,9% do Sol. O fenômeno poderá ser visto em uma faixa de 3 mil quilômetros no país. Observadores de Boa Vista, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife devem conseguir ver até 40% do Sol coberto. Em Brasília só 2% da cobertura poderá ser visualizada. Quem estiver mais ao sul do Brasil como o Rio de Janeiro, por exemplo, não avistará o eclipse.

Outros episódios O último eclipse total que pôde ser visto do Brasil foi em março de 2006, entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O próximo será em agosto de 2045. Esta é a primeira vez, em 38 anos, que o eclipse poderá ser visto totalmente por moradores em todo o território EUA. 

Um eclipse total está previsto para acontecer no dia 2 de julho de 2019 e a faixa de visualização vai ficar entre o Chile e a Argentina. Mas poderá ser visto parcialmente por quem estiver nas regiões Sul e Sudeste. O mesmo acontecerá em 14 de dezembro de 2020.