Efeito Paul: Rede hoteleira registra 90% de ocupação após show

Maratona Cidade Salvador também incrementou número, que é 30,1% maior do que a média registrada em setembro

Publicado em 21 de outubro de 2017 às 17:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Tayse Argolo/CORREIO

Além de trazer a felicidade de soteropolitanos com a primeira apresentação do ex-Beatle em Salvador, o show de Paul McCartney, realizado na sexta-feira (20), na Arena Fonte Nova, para 53 mil pessoas, impactou fortemente a ocupação da rede hoteleira de Salvador, com a vinda de turistas para ver a apresentação. Juntamente com a Maratona Cidade Salvador, o show fez com que 87,6% dos leitos fossem ocupados na cidade, segundo levantamento realizado pela Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHa).

O número superou até mesmo o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia 12 de outubro, uma quinta-feira, que registrou ocupação média de 70,7%. O mês de setembro de 2017 registrou taxa de ocupação hoteleira média de 57,5%, número 30,1% menor do que o registrado por conta dos eventos. O show de Paul McCartney ainda atraiu turistas que vieram de outros estados especialmente para ver o espetáculo.

Foi o caso do casal Lilian Matos e Mário Avelino, que vieram do Rio de Janeiro assistir ao show pela quarta e primeira vez, respectivamente, e do cearense Sávio Rebouças, que veio acompanhar pela sexta vez o show de Sir. Paul. A produção do show não informou a quantidade de ingressos que foram vendidos para pessoas residentes fora da capital baiana.

“Isso não movimenta só a rede hoteleira. O setor do turismo interage com mais de 50 setores, como bares e restaurantes. Por conta da maratona e do show, Salvador teve uma excelente ocupação hoteleira. Um calendário de eventos como esse é primordial para a cidade, porque traz turistas de outros estados”, comemorou o presidente da FeBHa, Sílvio Pessoa. Glicério Lemos, da ABIH-BA sugere que mais eventos sejam realizados em Salvador (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) No levantamento da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-BA), a taxa de ocupação de leitos da capital foi ainda maior: chegou a 90%. “Nós acreditamos que só o show e a maratona foram responsáveis por mais de 50% dessa ocupação. Além disso, o evento realizado pela ABIH também impactou nos quartos ocupados”, comemorou o presidente da Associação, Glicério Lemos.

O presidente ainda ressaltou que, com a falta do Centro de Convenções, Salvador está “carente de eventos”. “Salvador precisa desses shows de grandes eventos aqui para movimentar toda cadeia de turismo. Com eles, há impacto nos bares, em restaurantes, em shoppings, nas boates e até nas vendas das baianas de acarajé. A ABIH sugere que mais eventos como esse sejam realizados para compor a ocupação, suprindo a falta do Centro”, afirmou. Glicério também destacou a importância da Maratona para a ocupação dos leitos de Salvador.

Maratona Cidade Salvador

A Maratona Cidade Salvador, realizada pela Prefeitura Municipal, reunirá 3.500 atletas profissionais e amadores neste domingo (22) no Farol da Barra. Cerca de 945 corredores são moradores de outras 80 cidades e 16 estados brasileiros; além de outros seis países. “Quando o atleta vem, ele vem acompanhado de duas, três ou quatro pessoas, consomem em restaurantes, rede hoteleira e é uma forma extraordinária de ocupar a cidade”, afirmou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Isaac ainda afirmou que a realização do evento, que de acordo com ele tem capacidade de ser o terceiro maior produto da cidade, perdendo apenas para Carnaval e Réveillon, faz parte da estratégia da Prefeitura de Salvador de fortalecer a plataforma de eventos. “Esse movimento de turismo esportivo é um fenômeno mundial, com pessoas se deslocando para outros estados e países para participarem de corridas de rua. Queríamos colocar Salvador nesse clube de cidades vibrantes e cosmopolitas que têm sua própria maratona”, explicou Isaac.