Ele voltou! Urubu doido retorna a prédio onde atacou piloto de avião

Pelo menos duas aves são capturadas por semana em áreas residenciais de Salvador

  • Foto do(a) author(a) Tailane Muniz
  • Tailane Muniz

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 15:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Argemiro Garcia

Quase uma semana após invadir o apartamento do piloto de avião Matheus Guerra, 26 anos, e o atacar com uma bicada no braço, o urubu nervosinho voltou a dar o ar da graça no Condomínio Residencial Iguatemi, bairro do Caminho das Árvores, em Salvador.

[[publicidade]] Ele foi visto com outros dois "colegas" tomando sol, na manhã desta terça-feira (20), no terraço do edifício Porto Sol, onde Matheus mora."A vizinha ligou avisando. Desci pro playground e quando olhei para cima, lá estava o casal tomando sol no telhado, tranquilamente. O casal e um amigo", conta o piloto.Embora pareça curioso, a visita dos abutres às residências em Salvador é mais comum do que se imagina. De acordo com o Grupamento Especial de Patrulhamento Ambiental (Gepa), da Guarda Municipal, pelo menos dois urubus são capturados por semana em áreas residenciais da cidade. A presença constante das aves foi notada também em alguns bairros do Centro Histórico, segundo o coordenador do Gepa, Robson Pires. Matheus viu três urubus tomando sol no terraço: um dos animais tem uma 'rixa' com ele (Foto: Marina Silva/CORREIO) E isso acontece porque, de acordo com o Gepa, as pessoas têm descartado lixo em locais impróprios - o que favorece o aparecimento não só de urubus, como de insetos, roedores, aves de rapina e pombos. O órgão responsável pela captura dos bichos informou, ainda, que eles são uma ameaça à saúde pública.

O ninho Matheus afirma que existe um ninho dentro da casa de máquinas, onde funcionam os controles dos elevadores do prédio. Isso porque o compartimento está localizado no terraço do edifício. E também porque - após passar horas pesquisando sobre os urubus - o piloto descobriu que as criaturas buscam lugares inacessíveis para criar a prole.

"Não dá pra ver, mas existe o ninho lá, com certeza. Eles ficam muito perto. Eu já até falei com a administração do condomínio. Assim que eles aparecerem novamente, chamamos a guarda", avisou.

Consulta espiritual A presença dos bichinhos, porém, não incomodou o piloto e instrutor de aviação porque, conforme Matheus, após consulta com seu pai de santo, ficou claro de que não se trata de nada paranormal - como ele chegou a cogitar."O jogo [de búzios] confirmou se tratar de apenas um comportamento animal. Nada de outro plano, seja negativo ou positivo. Além do mais, na China isso significa prosperidade; no Brasil, também", comemora Matheus.O agora quase especialista em urubus avalia que pode haver, ainda, a possibilidade de comidas estragadas expostas na vizinhança terem atraído os animais para mais perto. "É coerente, porque eles precisam comer muito para se reproduzir, especialmente a fêmea e os filhotes".

O Gepa alerta que, no caso de visita do imponente bichinho, as pessoas não devem cogitar entrar em luta corporal, como fez Matheus ao tentar conter a fúria do urubu, ou mesmo tentar capturar a ave. 

Segundo o coordenador do Gepa, Robson Pires, a ação poderia colocar em risco a vida do animal - o que é crime -, ou a sua própria. Ele informou que os animais saudáveis são conduzidos por uma equipe especializada a locais distantes de áreas residenciais.

A qualquer sinal do urubu, as pessoas devem, portanto, comunicar o fato aos guardas civis por meio do telefone (71) 3202-5313.  Matheus fotografou visitante em sua mais recente aparição (Foto: Matheus Guerra)