Eleição escolhe chefe do Ministério Público da Bahia

Lista tríplice será formada; governador escolherá o próximo gestor

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 16:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Eleição para escolha de chefe do Ministério Público da Bahia ocorre hoje A eleição para chefe do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) acontece nesta segunda-feira (19). Procuradores e promotores de Justiça poderão escolher seus candidatos até às 17h de hoje no auditório da sede do MP, na 5ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB).

São quatro candidatos para essa eleição - os três mais votados pelos integrantes do MP-BA integrarão uma lista. A partir dela, o governador Rui Costa escolherá o nome do chefe do MP-BA para o biênio 2018/2020.

São candidatos os promotores Alexandre Soares Cruz, ex-presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb); Pedro Maia Souza Marques, coordenador da área criminal do MP; e Ediene Santos Lousado, atual chefe do MP-BA; e o procurador Aurisvaldo Sampaio, secretário-geral do MP-BA.

Cada procurador e promotor poderá votar em até três candidatos. Os três mais votados irão formar a lista tríplice, que será encaminhada a Rui Costa. Cabe ao governador nomear o procurador-geral do MP-BA.

Rui não precisa escolher o mais votado. Na última votação, por exemplo, Ediene Lousado foi a segunda mais votada e a escolhida por Rui Costa para chefiar o MP-BA. Com diferença de 7 votos, Pedro Maia Souza, também candidato neste ano, foi quem recebeu mais votos.

Saiba mais sobre cada candidato:Ediene Lousado  Natural de Santa Terezinha, é a primeira mulher à frente do MP-BA. Em atuação desde 1993, Ediene atuou nas Promotorias de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Itiúba, Caravelas, Ilhéus e Barreiras. Veio para Salvador em 2009, onde atuou na Vara de Tóxicos. Coordenou a Promotoria de Justiça Regional de Barreiras, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Crimonosas (Gaeco) e ocupava o cargo de secretária-geral do MP.

Alexandre Cruz Natural de Salvador, integra o MP desde 2002. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Conceição da Feira, Macaúbas, Teixeira de Freitas e Santo Antônio de Jesus. Atualmente, é promotor de Justiça em Salvador e é ex-presidente da Ampeb.

Pedro Maia Souza Marques Nascido em Salvador,  ingressou no MP em 2004. Atuou nas comarcas de Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu e Vitória da Conquista. Foi promovido em 2013 para Salvador. Coordena o Grupo de Atuação Especial de Combate a Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) e coordenou Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim).

Aurisvaldo Sampaio Ingressou no Ministério Público no ano de 1992, atuando em Mucuri, Cansanção, Ibicaraí, Gandu e, por último, Salvador, tendo sido promovido ao cargo de Procurador de Justiça em 2014. Coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor, atuou na Coordenadoria Especializada em Recursos – COER, é Secretário-Geral do MP-BA e Coordenador da Controladoria do Ministério Público. Foi Membro do Conselho Superior do Ministério Público no biênio 2014/2016.